SAB toma a frente em disputa por Femsa

Leia em 2min

A cervejaria SABMiller tomou a dianteira da rival Heineken nas negociações para comprar a divisão de cervejas da Femsa, ao oferecer ao clã controlador a manutenção da sua participação na empresa, segundo uma fonte a par das conversas.
"As famílias da Femsa estão conversando com a SABMiller e parecem dispostas a manter uma participação. Portanto, uma iniciativa pela inclusão delas é exatamente o tipo de negócio que a SABMiller tem feito no passado e poderá fazer no futuro", disse a fonte.

 

A SABMiller, com sede em Londres, se recusou a tecer comentários sobre seu interesse na Femsa. Tanto a SABMiller como a Heineken, da Holanda - segunda e terceira maiores cervejarias do mundo -, estão interessadas na cervejaria mexicana, mas a holandesa possui alto nível de endividamento e capacidade limitada para emitir ações com a família Heineken ainda firmemente no controle.
"Para a SABMiller, a Femsa preenche todos os requisitos de negócio que ela gosta - está nos mercados emergentes, tem enorme potencial de crescimento -, e pode arquitetar um acordo envolvendo numerário e ações", disse um analista do setor. A cervejaria de Londres obtém 90% do seu lucro em mercados emergentes como Colômbia, África do Sul e China.

 

As famílias controladoras da Femsa detêm perto de 39% do grupo, que atua nos segmentos de cervejas, refrigerantes e distribuição, e informou, no começo do mês, que está "em discussões com vários interessados para explorar oportunidades relativas às suas operações de cervejaria".
"As famílias querem manter uma participação, e a SABMiller poderá elaborar um acordo envolvendo dinheiro e ações, como fez com a Miller e a Bavaria antes", disse uma fonte a par da situação.

 

A SABMiller tem um histórico de fazer grandes aquisições baseadas em ações. Em 2002, a então SAB comprou a Miller por US$ 5,6 bilhões, oferecendo à Altria, proprietária da Miller, uma participação de 29% na SABMiller ampliada; em 2005, comprou a Bavaria sediada na Colômbia por US$ 7,8 bilhões, dando à família proprietária San Domingo uma participação de 15%.

 

Um acordo poderá reunir o acervo de marcas da SABMiller, como Miller Lite, Peroni e Grolsch, com a Sol, Tecate e Dos Equis da cervejaria mexicana e fechar uma lacuna entre as operações da SABMiller nos Estados Unidos e na Américas Central e do Sul. O México é o sexto maior mercado de cerveja do mundo.
 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Dr Pepper Snapple amplia vendas após separar-se da Cadbury

Na guerra dos refrigerantes, a Dr Pepper Snapple Group (DPSG ) há muito tempo ocupa um distante terceiro lugar, d...

Veja mais
AB InBev capta mais com venda de ativos e emissões do que com cerveja

Bebidas: Para pagar a compra da Anheuser-Busch, companhia já arrecadou US$ 23 bilhões   A AB InBev ...

Veja mais
AB InBev vende atividades na Europa

A líder mundial das cervejas Anheuser-Busch InBev anunciou na quinta-feira a venda de suas atividades na Europa C...

Veja mais
Festas de fim de ano incrementam venda de bebidas no varejo nacional

Para aproveitar as vendas de bebidas, que crescem durante os últimos meses do ano devido às festas de conf...

Veja mais
AmBev investe R$ 144 mi no MA e dobra capacidade

A gigante de bebidas AmBev anunciou, ontem, um investimento de R$ 144 milhões na expansão de sua fá...

Veja mais
Festa da uva

Vinícolas brasileiras investem na produção de suco de uva natural e integral, que teve crescimento ...

Veja mais
Cervejaria investe em fábrica no MA

A fábrica da AmBev em São Luís, que havia sido parcialmente fechada pela Vigilância Sanit&aac...

Veja mais
PepsiCo e AB-InBev fazem acordo nos EUA

Bebidas: Companhias vão combinar processos de compras para cortar custos, em estratégia que pode amea&cced...

Veja mais
Poucas calorias

Agora a briga é por sucos. A PepsiCo e a Ambev entram na disputa pelos consumidores de bebidas saudáveis. ...

Veja mais