A cervejaria SABMiller tomou a dianteira da rival Heineken nas negociações para comprar a divisão de cervejas da Femsa, ao oferecer ao clã controlador a manutenção da sua participação na empresa, segundo uma fonte a par das conversas.
"As famílias da Femsa estão conversando com a SABMiller e parecem dispostas a manter uma participação. Portanto, uma iniciativa pela inclusão delas é exatamente o tipo de negócio que a SABMiller tem feito no passado e poderá fazer no futuro", disse a fonte.
A SABMiller, com sede em Londres, se recusou a tecer comentários sobre seu interesse na Femsa. Tanto a SABMiller como a Heineken, da Holanda - segunda e terceira maiores cervejarias do mundo -, estão interessadas na cervejaria mexicana, mas a holandesa possui alto nível de endividamento e capacidade limitada para emitir ações com a família Heineken ainda firmemente no controle.
"Para a SABMiller, a Femsa preenche todos os requisitos de negócio que ela gosta - está nos mercados emergentes, tem enorme potencial de crescimento -, e pode arquitetar um acordo envolvendo numerário e ações", disse um analista do setor. A cervejaria de Londres obtém 90% do seu lucro em mercados emergentes como Colômbia, África do Sul e China.
As famílias controladoras da Femsa detêm perto de 39% do grupo, que atua nos segmentos de cervejas, refrigerantes e distribuição, e informou, no começo do mês, que está "em discussões com vários interessados para explorar oportunidades relativas às suas operações de cervejaria".
"As famílias querem manter uma participação, e a SABMiller poderá elaborar um acordo envolvendo dinheiro e ações, como fez com a Miller e a Bavaria antes", disse uma fonte a par da situação.
A SABMiller tem um histórico de fazer grandes aquisições baseadas em ações. Em 2002, a então SAB comprou a Miller por US$ 5,6 bilhões, oferecendo à Altria, proprietária da Miller, uma participação de 29% na SABMiller ampliada; em 2005, comprou a Bavaria sediada na Colômbia por US$ 7,8 bilhões, dando à família proprietária San Domingo uma participação de 15%.
Um acordo poderá reunir o acervo de marcas da SABMiller, como Miller Lite, Peroni e Grolsch, com a Sol, Tecate e Dos Equis da cervejaria mexicana e fechar uma lacuna entre as operações da SABMiller nos Estados Unidos e na Américas Central e do Sul. O México é o sexto maior mercado de cerveja do mundo.
Veículo: Valor Econômico