Conheça a história do brasileiro que criou o suco que encantou celebridades americanas e, nos negócios, seduziu a Pepsi
Brooke Shields, maior estrela do cinema americano na década de 80, declarou em entrevistas que os sucos da One Natural Experience (ONE) são responsáveis por sua boa forma. Gisele Bündchen, a modelo mais famosa do mundo, fez fotos em que aparece saboreando os produtos da marca. O ONE tem nome americano, os consumidores são americanos e as garotas-propaganda são quase americanas (o quase fica por conta de Gisele Bündchen).
Mas por trás desse sucesso de vendas está um brasileiro, o mineiro Rodrigo Veloso, de 30 anos, o homem que criou a marca há apenas três anos. Apesar do pouco tempo de existência, a companhia vai faturar US$ 10 milhões em 2009. Há alguns dias, Veloso deu um passo decisivo para conquistar de vez o público americano.
Ele assinou um acordo com a Pepsi para a distribuição dos sucos da ONE em diversas regiões dos Estados Unidos. "A partir de agora, nossa possibilidade de crescimento se tornou infinita", diz Veloso. A parceria com a Pepsi vai permitir que a ONE dobre, de imediato, o número de pontos-de-venda atendidos pela marca. Seus sucos chegarão às prateleiras de 50 mil supermercados.
A trajetória de Veloso surpreende pela velocidade com que o negócio se firmou no mercado mais competitivo do mundo. A ideia de criar a ONE surgiu em um curso de pós-graduação em empreendedorismo que fez em 2005 na Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo. Nas aulas, os estudantes receberam um desafio: montar um plano de negócios de uma empresa exportadora de produtos brasileiros.
O projeto de Veloso foi tão bem formatado que os professores da FGV recomendaram sua inscrição em um concurso internacional promovido pela Universidade do Texas. Veloso venceu a etapa latino-americana e percebeu que seu plano tinha alto poder de sedução. Para tirar o projeto do papel, ele recorreu aos familiares, raspou todas as aplicações do banco e, com R$ 1 milhão, conseguiu estruturar a empresa nos EUA.
Com a ajuda de pessoas que já trabalhavam na área de bebidas, desenhou embalagens e entrou em contato com fornecedores. Além da bebida à base de coco, Veloso vende no mercado americano sucos de café (foi o primeiro do mundo a lançar esse produto), açaí e acerola. Veloso contou com uma dose de sorte em seu negócio.
O suco de coco é produzido pela Amacoco, empresa que foi adquirida pela Pepsico recentemente. Daí para o acordo de distribuição foi um passo. Os outros sucos são feitos por pequenas empresas do Brasil e da Indonésia. Por enquanto, ele não pensa em lançar a ONE no mercado brasileiro. Veloso desembarcou nos Estados Unidos na hora certa, quando os produtos saudáveis começaram a ganhar força.
Pesquisa da consultoria Beverage Digest mostra que, em 2008, as vendas de refrigerantes caíram 3%. Enquanto isso, a comercialização de bebidas energéticas, divisão em que os produtos ONE se inserem, cresceu 9%. O empreendedor mineiro também foi criativo para tornar seus sucos mais visíveis. Colocou um batalhão de modelos para distribuir o produto e conquistar consumidores em mercados-chaves como Los Angeles e Nova York.
Também ligou suas marcas a causas sociais como a Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama. Além disso, explorou as comunidades da internet (Facebook, Orkut, Twitter) para divulgar a ONE. "Uma grande vitória foi ter conseguido emplacar a água de coco como a bebida oficial da Semana de Moda de Nova York".
No evento, cada modelo famosa ou atriz fotografada com o suco de coco nas mãos rendia uma citação em jornais, revistas e na internet. Resultado: a ONE saiu do anonimato para ganhar os holofotes mais cobiçados dos EUA.
Veículo: Revista Isto É Dinheiro