Ao completar um ano de atividade no Brasil, a americana MonaVie - que produz bebidas à base de frutas - está testando um novo produto: o energético EMV, segundo a empresa, o único no Brasil disponível apenas pela venda direta. Com aroma de guaraná, taurina, açaí e suco de 14 frutas, o EMV é a aposta da MonaVie para continuar a crescer no segmento. A Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) registrou um crescimento deste mercado de 18,6% no terceiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, totalizando um faturamento de R$ 2.146 bilhões. O carro-chefe da companhia é o MonaVie Original. Foi com ele que a empresa já acumulou vendas de R$ 20 milhões, no Brasil. Nos Estados Unidos, onde existe há quatro anos e tem outras bebidas prontas em linha, a empresa chegou ao patamar de US$ 2 bilhões em vendas acumuladas. Este ano, entrou no Japão, México, Canadá, Austrália, Inglaterra, Polônia e Holanda. O MonaVie Original traz uma combinação de 19 frutas concentradas, entre elas, açaí, acerola, cupuaçu, blueberry, cranberry e romã, mas a fórmula exata a empresa não revela.
O principal ativo é o açaí, proveniente da Amazônia. "A empresa estimula a colheita sustentável dos frutos e a parceria com cooperativas da região", explica Mauricio Patrocínio, diretor geral da empresa no Brasil. "Como o açaí é um fruto extremamente perecível, só adquirimos de fornecedores que se comprometam a entregar a matéria-prima na planta de processamento em até 48 h após a colheita." Nas unidades de processamento, o açaí é transformado em purê. Depois, é desidratado a frio até virar pó. "Este processo inibe a perda das propriedades, em relação ao tradicional processo de desidratação por calor." Os produtos à venda no Brasil, são engarrafos aqui. Para outros países, o pó segue para os Estados Unidos, onde é feito o engarrafamento. O preço de uma garrafa de 750 ml varia entre R$ 48 e R$ 105, dependendo d o número de unidades adquiridas. Em setembro, a MonaVie lançou no Brasil a bebida Active: versão da Original enriquecida com colágeno e vitamina C. Como ocorre com a Original, a versão Active é mais um suplemento alimentar, não um simples refresco. "Ambas podem ser tomadas diariamente, porém em pequenas doses, pois trata-se de um líquido espesso que não contém açúcar e ajuda no equilíbrio da dieta." A empresa conta, atualmente, com 30 mil distribuidores cadastrados.
Veículo: Valor Econômico