A Coca-Cola vai aumentar seus investimentos no Brasil em até 75% nos próximos cinco anos, para R$ 11 bilhões, cerca de US$ 5,8 bilhões, disse o diretor-presidente da Coca Cola mundial, Muhtar Kent, após inaugurar nesta quinta-feira, a primeira fábrica "verde" da empresa na América Latina, a Leão Júnior, em Fazenda Rio Grande, na Grande Curitiba (PR). A unidade, que faz, entre outros produtos, o tradicional Matte Leão, terá capacidade de produzir quase 11 mil toneladas de diversos tipos de chás secos por ano. A Coca-Cola comprou a Leão Júnior em 2007. Kent adiantou que até o final desse ano a Coca-Cola construirá uma segunda fábrica, em Maceió, dentro do mesmo conceito autossustentável seguido na unidade paranaense.
Segundo Kent, o programa de investimentos da Coca-Cola no Brasil, de 2005 a 2009, monta a R$ 6 bilhões (US$ 3,3 bilhões). Com a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 serão criadas oportunidades de crescimentos adicionais, daí o reforço nos investimentos planejados pela companhia para os próximos cinco anos. "O Brasil é um dos primeiros mercados da Coca-Cola no mundo. Ao longo dos últimos 25 anos, vimos nosso volume de vendas nessa nação crescer 50 vezes", comemora.
A fábrica paranaense foi construída de acordo com os conceitos de sustentabilidade, seguindo os padrões da certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) e alinhada com a plataforma da Coca-Cola Brasil, a Viva Positivamente. As instalações foram planejadas segundo os princípios de bioarquitetura, que pretendem causar o menor impacto possível ao meio ambiente.
A unidade ocupa uma área de 110 mil metros quadrados, dos quais apenas 20 mil de área construída. "Esta é a primeira de muitas fábricas "verdes" do Sistema Coca-Cola Brasil", acrescentou o vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, Marco Simões. "A Coca-Cola possui 42 fábricas no Brasil e esta será exemplo para outras empresas começarem a pensar sobre o meio ambiente." Ele disse que o conceito verde é importante também pela economia que proporciona. No caso específico da planta no Paraná, a expectativa é de o consumo de água caia 36% e o de energia, 23%.
METAS. Os efeitos da crise global não chegaram a afetar os planos da empresa de investir não somente no aumento da produção, como também na sustentabilidade. Conforme Marco Simões, a Coca-Cola sempre fez investimentos pensando a médio e longo prazos. "Sempre conseguimos atingir todas as nossas metas", disse, acrescentando que a demanda pelos produtos da companhia foram favorecidos pelo crescimento de renda da Classe C.
Para marcar a inauguração da fábrica "verde", a Coca-Cola lançou o Matte Granel Orgânico, o primeiro do segmento orgânico feito pela empresa na América Latina. De acordo com a companhia, toda a cadeia produtiva do novo chá tem de seguir normas de sustentabilidade, entre elas a não utilização de defensivos agrícolas ou adubos químicos. Os caminhões que transportam a matéria-prima até a fábrica usam biodiesel como combustível e a embalagem que acondiciona o chá é fabricada com papel reciclado.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ