Europa avalia normas para ampliar a compra de carne brasileira

Leia em 2min

A União Europeia (UE) vai estudar o pedido apresentado pelo governo brasileiro, que pretende ampliar a exportação de carnes para o bloco. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Wagner Rossi, esteve na manhã de ontem com John Dalli, comissário de Saúde e Defesa do Consumidor.

 

Os dois trataram de avaliar medidas que permitam a retomada da venda de carne brasileira para o mercado europeu em níveis anteriores a 2008. No ano passado, houve uma retração de 85% nas exportações de carne bovina brasileira.

 

Rossi também confirmou a entrega de relatório técnico em cumprimento às exigências europeias para permitir a importação de carne suína pela UE. Uma reunião de técnicos do Mapa e da Comissão de Saúde e Defesa do Consumidor da UE tratou do tema após o encontro das autoridades.

 

"Foi uma reunião positiva e um passo importante para estreitarmos os contatos para beneficiar a agricultura brasileira", disse Rossi. Dalli ressaltou que o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, ocupando papel de destaque no mercado mundial de carne bovina e a Europa é o destino de boa parte dessa produção. Ele reiterou que a questão da segurança de alimentos não é traçada pelas autoridades apenas para produtos estrangeiros mas também para os europeus. "Tais procedimentos são exigidos para todas as importações", declarou o comissário.

 

Rastreabilidade

 

Rossi ouviu de Dalli que a União Europeia está aberta a estudar, com cautela, a demanda brasileira sobre a rastreabilidade animal. O ministro pediu aos europeus permissão para o Brasil indicar as fazendas credenciadas a exportar carne para aquele mercado. Em contrapartida, Dalli sugeriu atenção especial às missões de inspeção.

 

Rossi afirmou que as autoridades brasileiras estão dispostas a dar todo o apoio logístico e operacional para os fiscais europeus. Outro tema da reunião foi o mecanismo de consulta em temas sanitários e fitossanitários. O ministro ratificou a importância que o governo brasileiro dispensa a essa medida.

 

O comissário foi convidado por Rossi a vir ao Brasil para conhecer pessoalmente a pecuária nacional. O comissário sinalizou o seu interesse e uma visita ao Brasil deve ocorrer nos próximos meses.

 

De acordo com o ministro, o convite será estendido a outras autoridades europeias que receberão a comitiva brasileira. Diplomatas da missão junto à Comunidade Europeia acompanham as reuniões.

 


Veículo: DCI


Veja também

Argentina pode ficar sem carne por protesto de trabalhadores do setor

Trabalhadores da indústria da carne argentina anunciaram ontem que vão iniciar um bloqueio por tempo indet...

Veja mais
Joaçaba procura um comprador

Comitiva local tenta convencer a Brasil Foods a adquirir a unidade fechada da Aurora. Outra opção seria ar...

Veja mais
Venda de ostras em Barra do Sul é proibida

A Secretaria de Controle da Pesca proibiu a coleta e a venda de ostras produzidas no canal do Linguado, em Barra do Sul,...

Veja mais
EUA vetam exportações de carne do Brasil

Governo queria liberar vendas, mas americanos querem aguardar plano de controle sanitário   As exporta&cce...

Veja mais
Promessa

A UE vai avaliar o pedido do Brasil para ampliar as vendas de carne bovina para o bloco. No ano passado, elas caí...

Veja mais
Com mercado "equilibrado", frango vivo sobe

O preço do frango vivo iniciou uma trajetória de recuperação esperada há meses pelo s...

Veja mais
Rossi inicia hoje reunião para ampliar venda de carne à União Europeia

Wagner Rossi, ministro da Agricultura, reúne-se hoje com dirigentes da União Europeia (UE) para o Com&eacu...

Veja mais
Cresce a produção de peixe em hidrelétrica

Criação em cativeiros no mar e nos lagos de usinas já representa 1/3 de todo o pescado   Al&...

Veja mais
Estudo questiona lista oficial de peixes em risco no país

Número de espécies ameaçadas pode ser até seis vezes maior do que o imaginado, diz um novo l...

Veja mais