UE ainda resiste a flexibilizar regrar para carne bovina

Leia em 2min 20s

No primeiro dia de seu périplo por gabinetes da Comissão Europeia, o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, recebeu sinais de que será difícil e demorada a redução das exigências para a importação de carne bovina e de organismos geneticamente modificados pelos 27 países do bloco.

 

Em reunião com o comissário de Saúde e Defesa do Consumidor da UE, John Dalli, o ministro defendeu a transferência ao governo brasileiro da administração da lista de fazendas autorizadas a fornecer gado a frigoríficos nacionais. Diplomático, o europeu afirmou que as pressões políticas internas dificultam qualquer flexibilização neste momento, segundo fontes brasileiras.

 

Em público, porém, Dalli disse que estudaria com cautela a solicitação, já que a segurança alimentar do bloco não é traçada pelas autoridades apenas para produtos estrangeiros, mas também europeus. "Tais procedimentos são exigidos para todas as importações", declarou o comissário.

 

Os europeus têm interesse em ampliar o número de estabelecimentos habilitados a vender produtos lácteos e embutidos ao Brasil. Também pressionam o país a mudar o critério de habilitação. Hoje, auditores brasileiros habilitam indústrias em cada país do bloco, mas os europeus buscam simplificar o credenciamento por meio da habilitação para toda a UE.

 

Na mesma linguagem diplomática, o ministro Rossi acentuou a importância da medida. "Foi uma reunião positiva e um passo importante para estreitarmos os contatos para beneficiar a agricultura brasileira", disse, em nota, Rossi. A missão brasileira informou que Dalli sugeriu "atenção especial" às missões de inspeção da UE.

 

O ministro Rossi afirmou que as autoridades brasileiras estão "dispostas a dar todo o apoio logístico e operacional" ao trabalho dos auditores europeus. A visita de Rossi foi vista como "sinal político importante" entre os europeus. Mas "do ponto de vista prático não se sabe o que ocorrerá", relatou uma fonte. O comissário John Dalli deve visitar o Brasil em breve.

 

Os europeus também reclamaram dos altos preços da carne brasileira na UE. Os brasileiros explicaram haver uma "disparidade cambial" que encarece o produto nacional. Em reunião com importadores europeus, Rossi ouviu a mesma reclamação sobre o preço "salgado" e sobre a burocracia brasileira. Exportadores brasileiros reclamaram da demora de 50 dias para a publicação da última lista de fazendas pela UE. Em resposta, um dirigente britânico afirmou que a "burocracia não tem nacionalidade, é brasileira também".

 

O ministro também esteve com o presidente da Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu, Paolo de Castro. "Queremos dar as informações necessárias para ampliar o grau de conhecimento sobre o Brasil na Europa", disse Rossi, após falar sobre os programas de estímulo à produção sustentável no Brasil.
 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Argentina pode ficar sem carne por protesto de trabalhadores do setor

Trabalhadores da indústria da carne argentina anunciaram ontem que vão iniciar um bloqueio por tempo indet...

Veja mais
Europa avalia normas para ampliar a compra de carne brasileira

A União Europeia (UE) vai estudar o pedido apresentado pelo governo brasileiro, que pretende ampliar a exporta&cc...

Veja mais
Joaçaba procura um comprador

Comitiva local tenta convencer a Brasil Foods a adquirir a unidade fechada da Aurora. Outra opção seria ar...

Veja mais
Venda de ostras em Barra do Sul é proibida

A Secretaria de Controle da Pesca proibiu a coleta e a venda de ostras produzidas no canal do Linguado, em Barra do Sul,...

Veja mais
EUA vetam exportações de carne do Brasil

Governo queria liberar vendas, mas americanos querem aguardar plano de controle sanitário   As exporta&cce...

Veja mais
Promessa

A UE vai avaliar o pedido do Brasil para ampliar as vendas de carne bovina para o bloco. No ano passado, elas caí...

Veja mais
Com mercado "equilibrado", frango vivo sobe

O preço do frango vivo iniciou uma trajetória de recuperação esperada há meses pelo s...

Veja mais
Rossi inicia hoje reunião para ampliar venda de carne à União Europeia

Wagner Rossi, ministro da Agricultura, reúne-se hoje com dirigentes da União Europeia (UE) para o Com&eacu...

Veja mais
Cresce a produção de peixe em hidrelétrica

Criação em cativeiros no mar e nos lagos de usinas já representa 1/3 de todo o pescado   Al&...

Veja mais