Os dados divulgados pela Secex indicam que em setembro passado o Brasil exportou 288.508 toneladas de carne de frango in natura, volume que correspondeu a um recuo de 2,74% sobre o exportado em agosto último. Porém, em relação a setembro de 2007 prevalece um aumento significativo, próximo dos 34%.
A combinação de volume menor e queda do preço médio fizeram com que a receita do mês também recuasse. Assim, depois de ter atingido em agosto, pela primeira vez, a marca dos US$ 600 milhões (somente frango in natura, ressalte-se), a receita cambial de setembro retrocedeu para US$ 578,345 milhões, valor quase 5% inferior ao do mês anterior. No entanto, em relação a setembro de 2007 a variação positiva registrada é ainda mais significativa que a do volume, pois corresponde a um aumento de 85,27%.
Como já foi dito, observou-se no mês uma queda no preço médio do produto, da ordem de 1,77%. Mas isso não significa, necessariamente, redução de preço no mercado internacional: pode ser conseqüência do mix de produtos in natura embarcados
Veículo: DCI