Preços estimulam a ovinocultura no país

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Baixa nas importações uruguaias e a falta do produto nas gôndolas favorecem criadores nacionais.

 

O maior interesse do brasileiro pelo consumo de carne de cordeiro, aliado à baixa nas importações uruguaias e à falta do produto nas gôndolas, vem estimulando a ovinocultura em todo país. Com a elevação dos preços pagos pelo quilo do animal, observa-se certa movimentação no mercado, com criadores consolidando projetos para se tornarem mais rentáveis.

 

"Hoje, o consumo per capita de carne de cordeiro gira em torno de 400 gramas por habitante, estatística que poderia ser bem diferente se houvesse produção em escala. Essa agitação no mercado de cordeiro deve estimular a cadeia produtiva, dando início a uma fase de transformação na ovinocultura brasileira", afirma Lucas Heymeyer, da Dorper Campo Verde, de Jarinu (SP).

 

Com uma plantel de 1,5 mil animais, a Campo Verde mira seus investimentos no mercado genético, com um programa de seleção dedicado aos ovinos sul-africanos dorper e white dorper. Segundo Heymeyer, esses animais atendem o mercado, principalmente em se tratando de rusticidade, conversão alimentar, rendimento de carcaça, ganho de peso, fertilidade e precocidade.

 

A propriedade iniciou suas atividades 2006 e hoje detém a maior reserva genética dessas raças no país, com cerca de 5 mil embriões importados. "O dorper e o white dorper respondem muito bem às condições de criação no Brasil. Existe forte demanda para essas raças, com grande valorização para animais de elite e também reprodutores e matrizes comerciais", relatou.

 

Criador de ovinos de corte há três anos, com propriedade em Santa Salete (SP), o produtor Sebastião Pires Cunha deu início a um projeto inovador para aumentar a oferta de animais para abate, que prevê a concentração de 200 matrizes na propriedade. Quando iniciou a criação, tinha pouco conhecimento sobre as exigências dos ovinos, simplesmente os comprava e soltava no pasto sem nenhum controle.

 

Hoje, sua realidade é muito diferente. "Com apoio de empresas já consolidadas, me profissionalizei e passei a investir em genética e em tecnologias para agregar valor ao produto final", explica Cunha, ressaltando que deveria existir uma diferenciação de preço para animais de qualidade superior.

 

"Hoje, tem muita gente que vende animais velhos como se fossem cordeiros", complementa. Em busca de maior lucratividade, o criador está investindo na formação de um confinamento para 1,2 mil animais.

 

Até mesmo em regiões tipicamente dedicadas a outras atividades pecuárias, como a bovinocultura de corte, a ovinocultura vem se firmando como empreendimento. Em Goiás, por exemplo, a Cava Cordeiro vem desenvolvendo um projeto audacioso para fornecer carne de qualidade ao mercado. A empresa processa e comercializa a própria produção no varejo, oferecendo 20 cortes especiais, além de peças temperadas e embutidos, como linguiça e hamburguer.

 

"Em Goiás, não existia uma cadeia produtiva, então, tivemos de criar nossa própria indústria para sobreviver na atividade", afirma André Luís Rocha, técnico da Cava Cordeiro.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


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