Esta é a aposta do Grupo Pão de Açúcar, que deve comercializar 30% mais pescados na Páscoa
A alta no preço de proteínas como a carne bovina e de aves e o fortalecimento do real estão elevando a expectativa do Grupo Pão de Açúcar (GPA) em relação às vendas de pescados como o bacalhau. Pelo menos é esta a aposta de Pedro Henrique dos Santos Pereira, diretor comercial de carnes, aves e peixaria do grupo, que se define como o maior importador brasileiro de bacalhau e o terceiro do mundo.
Qual volume de bacalhau o GPA pretende comercializar neste ano?
Por volta de 7 mil toneladas de bacalhau seco e salgado em 2011, sendo que só a Páscoa consumirá 2 mil toneladas deste montante. A expectativa para esta Páscoa é de um crescimento de 30% em volume e entre 20% e 25% em valor nas vendas do bacalhau. O calendário deste ano, com a Páscoa em24 de abril, também é favorável. A venda será melhor distribuída ao longo do mês.
O bacalhau estará mais barato neste ano?
O bacalhau caiu de preço. Ele está entre 5% a 10% mais barato por
conta do câmbio. Acredito que o cenário favorece o consumo de pescados, emespecial o do bacalhau. Diante da alta dos preços das outras proteínas, como a carne bovina e aves, o pescado vem se tornando uma alternativa muito interessante ao consumidor.
Como anda o consumo em outros períodos do ano?
O Natal vemse tornando um período importante para o bacalhau. Em 2010, nosso volume vendido superou o da Páscoa.
Veículo: Brasil Econômico