Relativamente estáveis no mercado paulista na semana passada, os preços da arroba do boi gordo tendem a continuar sustentados e têm boas chances de subir em novembro, segundo análises divulgadas na última sexta-feira.
O indicador Esalq/BM&FBovespa encerrou a semana passada a R$ 99,66, mesmo patamar verificado desde o início do mês mas, ainda assim, já depois de uma sequência de três leves valorizações.
Conforme o Cepea/Esalq, a oferta de animais está um pouco abaixo da demanda dos frigoríficos, e "muitos pecuaristas acreditam em aumentos para novembro".
Já a consultoria Safras & Mercado afirma que no momento a oferta é suficiente para atender à demanda, e que nas próximas semanas a tendência dependerá do vigor da reação da demanda doméstica, que tem sido fraca, e do ritmo das exportações, que ganharam fôlego com a valorização do dólar em relação ao real.
Uma fonte de um grande frigorífico confirma que as exportações ficaram mais aceleradas nas últimas semanas por causa do câmbio e prevê um reaquecimento interno mais contundente, uma vez que já começam os preparativos para o fim do ano, quando o consumo aumenta. Hoje, diz a Safras & Mercado, o atacado opera com lentidão.
Veículo: Valor Econômico