Cresce o uso da genética na melhoria do rebanho

Leia em 2min 10s

A preocupação do pecuarista mineiro em garantir um rebanho com melhor qualidade e conseqüentemente maior retorno comercial está puxando os negócios da divisão de serviços genéticos da Merial Saúde Animal, denominada Igenity. Ainda com a maior parte dos negócios ligada ao gado de leite, Minas já tem uma participação de 10% a 15% nas vendas da empresa.

O gerente da Igenity, Guilherme Gallerani, explica que "a identificação molecular é uma ferramenta que dá condições ao produtor de conhecer precocemente o potencial genético do animal, ampliando a capacidade de exploração comercial". Ele explica que a empresa atua basicamente em três frentes: teste de DNA para registro de raças; teste de paternidade para rebanhos múltiplos e análise de DNA para determinar características favoráveis à produção específica de leite ou de corte.

Sem o uso destas técnicas, as informações genéticas só são adquiridas com base no histórico produtivo do animal, o que leva em torno de cinco anos. "O novo sistema permite ao produtor ter estas informações com maior velocidade e de forma precoce", explica.

As ferramentas são empregadas na fase de preparação para o período reprodutivo, que marca o início do ciclo pecuário. A identificação molecular, segundo o gerente, é um método novo e complementa outras técnicas de reprodução assistida, porque fornece informações confiáveis sobre o mérito genético de touros e matrizes que serão os pais das futuras gerações.

Gallerani explica que, na fase que antecede o início da estação de monta, a informação sobre o potencial genético dos reprodutores, para características que o produtor busca aprimorar no rebanho, tem papel fundamental na escolha correta dos acasalamentos, uma vez que ele é direcionado de acordo com os objetivos do produtor.


Evolução - "Ainda encontramos no Brasil pecuaristas que selecionam animais para reposição sem utilizar métodos disponíveis de avaliação genética. O chamado touro ponta de boiada ainda é muito usado, o que pode impedir a evolução genética do rebanho", destaca o especialista.

Na próxima estação de monta, que está sendo preparada para começar em meados de novembro, a expectativa é de que haja crescimento no número de rebanhos que utilizaram as técnicas empregadas pela Igenity. Desde 2008, quando a empresa iniciou suas atividades, o índice de adoção dos exames realizados por ano dobrou.

A sede da Merial é em Campinas (SP), mas a empresa tem unidade de coordenação logística em Belo Horizonte, além de equipes que atuam em todo o Estado. Ela emprega aproximadamente 5.600 pessoas e opera em mais de 150 países. Seu faturamento em 2010 chegou a US$ 2,6 bilhões.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Consultor diz que, em aves, Brasil é rival dele mesmo

No setor, hegemonia do país é cada vez maiorNenhum país tem ou terá condições ...

Veja mais
Prosseguem negociações entre BRF e Doux

A BRF - Brasil Foods continua em negociações para a aquisição de ativos ligados à ope...

Veja mais
Brasil precisa explorar o grande potencial da aqüicultura

Os produtos da aquicultura (organismos aquáticos para uso humano) são largamente conhecidos pelas suas exc...

Veja mais
Japão e Coreia devem abrir mercado para suínos de SC

Depois dessa medida, a Coopercentral Aurora estudará as chances de fechar parceria com cooperativas locais para a...

Veja mais
Lobby político aumenta preço da sardinha

Ministério da Pesca protege empresas que detêm 85% do mercado e não atendem à demanda naciona...

Veja mais
Fundamentos "altistas" para preço do boi gordo

Relativamente estáveis no mercado paulista na semana passada, os preços da arroba do boi gordo tendem a co...

Veja mais
Pesquisar garante vantagem na hora de comprar carne bovina

Neste período do mês, em que o dinheiro no bolso das famílias está mais curto, pesquisar ante...

Veja mais
Suinocultores pedem isenção de ICMS no RS

Representantes da Associação dos Criadores de Suínos do Estado do Rio Grande  do Sul (Acsurs) ...

Veja mais
Produtores de suínos pedem mais isenção

Representantes da Associação dos Criadores de Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (Acsurs) reunir...

Veja mais