Produção brasileira de frango está mais próxima da dos EUA

Leia em 3min 20s

Oferta do Brasil cresceu 97% nos últimos dez anos, enquanto os estadunidenses tiveram acréscimo de apenas 20% no mesmo período

 


A produção de frango no Brasil se aproxima à dos Estados Unidos, que há dez anos reinavam absolutos nessa área, seguidos pela China, que produz apenas para o mercado interno. Entre 2001 e 2010, segundo a Secretaria de Agricultura e Pecuária dos EUA (USDA, o Ministério da Agricultura norte-americano) a produção brasileira cresceu mais de 97%, enquanto a estadunidense avançou pouco mais de 20%.

Os números revelam que 10 anos atrás, em 2001, a produção brasileira de carne de frango correspondia a menos da metade da produção norte-americana. Na época o volume produzido pelo Brasil totalizou 6,567 milhões de toneladas, enquanto o dos Estados Unidos já passava de 14 milhões de toneladas.

Uma década depois, a distância que separa os dois países é bem menor. Pelas indicações do USDA, em 2011 a produção de carne de frango dos EUA deve situar-se em 16,9 milhões de toneladas, volume que irá representar aumento de pouco mais de 20% sobre o de 2001. Já a produção brasileira tende a ficar em 12,9 milhões de toneladas, volume que, se confirmado, significará aumento de cerca de 97% (ou seja, quase o dobro) sobre o de 2001.

Considerando o incremento médio anual dos dois países entre 2001 e 2011 - 1,9% ao ano nos EUA, 7% ao ano no Brasil -, por volta de 2017 a produção brasileira estará superando a norte-americana, quem sabe tornando-se a primeira do mundo.

É preciso convir, no entanto, que até mesmo no Brasil a evolução tende, doravante, a ser bem mais lenta que nos anos passados. Mesmo assim não é difícil o Brasil superar os EUA em menos de uma década ou pouco mais.


Queda nos EUA

Conforme as últimas projeções do Ministério de Agricultura dos EUA, a produção norte-americana de carne de frango do quarto trimestre de 2011 deve ficar em torno de nove bilhões de libras (4,082 milhões de toneladas), caindo cerca de 5% em relação ao que foi produzido entre outubro e dezembro do ano passado.

A despeito desse recuo trimestral, o total anual, previsto em 16,9 milhões de toneladas, será cerca de 1% maior que em 2010.

Não são boas, porém, as perspectivas para 2012. Em função dos altos preços das matérias-primas (milho e farelo de soja, principalmente) e da lenta evolução da economia norte-americana, o USDA entende que a produção de carne de frango não deve passar de 36,7 bilhões de libras (16,6 milhões de toneladas), recuando cerca de 1,7% sobre 2010.

Se as previsões do USDA se confirmarem, o volume estimado será o menor do triênio de 2010 a 2012, ficando abaixo até do que foi produzido em 2008, ou seja: será o segundo menor volume desde que eclodiu a crise econômica mundial no final da década passada.


China

Mas não é só dos EUA que a produção brasileira de frangos se aproxima. Há 10 anos a avicultura chinesa, a segunda maior de todo o mundo, produzia cerca de 3 milhões de toneladas de carne de frango a mais que o Brasil. Já as projeções do USDA para 2012 indicam que os chineses estarão produzindo somente 200 mil toneladas a mais. Enquanto o Brasil deve chegar a 13,6 milhões de toneladas, a China ficará com 13,8 milhões de toneladas.


Desempenho brasileiro

Feriados que entrecortam a semana têm sido, invariavelmente, prejudiciais ao setor, mas não o da última terça-feira, 15 de novembro, pois, apesar dele e mesmo entrando-se, na sequência, na segunda quinzena do mês, o frango vivo disponibilizado tanto no interior de São Paulo como em Minas Gerais continuou sendo negociado em ambiente firme.

O setor poderia até ter obtido novos reajustes de preços, não fosse o preço do frango abatido ser agora fator limitante.

Próximo do encerramento de novembro, vai ser preciso muito empenho para impedir que haja retrocessos de preço.


Veículo: DCI


Veja também

Confinamento mais caro limita o crescimento da pecuária

O setor que esperava avançar mais de 30% este ano já se contenta com 10% de aumento no número de an...

Veja mais
Nutrimar dobra receita

Por conta do câmbio desfavorável e dos preços até 20% mais elevados obtidos no País, a...

Veja mais
Bois confinados em Minas reforçam oferta de carne

Cerca de 400 mil animais, volume 20% superior ao de 2010, ficaram nos currais ou piquetes por até três mese...

Veja mais
Crise afeta exportação de carne de frango do Brasil

As incertezas na economia mundial, principalmente com o avanço da crise na Europa, afetam as exportaç&otil...

Veja mais
Seara fará venda direta de carne suína para China

Hoje, a maior parte da carne suína importada do Brasil à China é recebida de forma indireta, via Ho...

Veja mais
Carne sem vias de escoamento

O crescimento da demanda mundial por alimentos, puxado pela Ásia, em particular pela China, cria um horizonte fav...

Veja mais
País tenta há dois anos rastrear gado do nascimento ao abate

Hoje, sistema funciona para quem exporta para a União Europeia; Dilma quer regulamentar rastreamento de carneO go...

Veja mais
Granjas têm que ser registradas

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) alerta os avicultores que o prazo limite para a entrega da documenta&cc...

Veja mais
Frigorífico denuncia ao MPF 3.864 áreas ilegais de produção de gado

Desde o início do ano passado, os brasileiros consumiram, inadvertidamente, até 2 milhões de cabe&c...

Veja mais