Produção brasileira de frangos deve crescer 6,9% neste ano

Leia em 2min 10s

A produção brasileira de frangos deverá atingir 13,084 milhões de toneladas em 2011, 6,9% a mais do que o total produzido no ano passado. A informação foi divulgada ontem pela União Brasileira de Avicultura (Ubabef). O mercado interno deverá consumir cerca de 69,9% deste volume (ou 9,14 milhões de toneladas), um aumento de 8,3% em relação ao ano passado. Já para o mercado externo, a expectativa é de que os embarques somem 3,937 milhões de toneladas, ou 30,1% do total, crescimento de 2,7% em relação ao ano passado.

Segundo o presidente executivo da Ubabef, Francisco Turra, o cenário positivo para o mercado interno é resultado da maior presença do frango como escolha preferencial, e não apenas como substitutivo a outras carnes. "O aumento da renda do brasileiro vem sendo determinante para o crescimento do consumo de proteínas animais. Neste cenário, o frango se firmou como protagonista, seja pelos valores acessíveis, no caso de produtos in natura, ou pela praticidade, no caso dos processados", ressalta.


Dificuldades

Os bons resultados, porém, não expõem o cenário crítico enfrentado pelo setor, com a alta carga tributária - com média de 9%, muito acima dos índices aplicados em outros países, como os da União Europeia (5%) e os EUA (menos de 1%) - e a redução das margens de lucro em decorrência do aumento dos custos de produção, especialmente pela alta do milho. "Ao longo do ano pudemos notar que certas praças chegaram a registrar oscilações de até 110% na cotação do grão. Para o próximo ano, precisamos de ações mais incisivas por parte do governo para conter abusos que oneram não apenas o produtor, mas também o consumidor, já que todos acabam pagando com a especulação", afirma.

No caso das exportações, o comportamento do câmbio ao longo de 2011 (com o dólar chegando a R$ 1,53) contribuiu para uma queda ainda maior das margens de lucro das agroindústrias. "Além disso, alguns mercados, como Rússia, Egito e Turquia, registraram fortes quedas, o que impossibilitou um desempenho melhor das exportações", conta, lembrando que outros mercados favoreceram o saldo recorde das exportações em 2011, como China, Japão e Arábia Saudita.

Vislumbrando um período difícil no próximo ano, Turra defende que a excelência industrial da avicultura foi determinante para a superação dos obstáculos em 2011. "O ano que passou foi complicado, houve muita instabilidade. Não fosse a alta profissionalização do setor, teríamos um ano de grandes perdas", diz. "Os investimentos mais uma vez serão adiados, e o crescimento será contido nos próximos anos", completa.



Veículo: DCI


Veja também

Avança a exportação de animais vivos

As exportações mineiras de animais vivos, que incluem cavalos, bovinos, suínos, ovinos, caprinos, g...

Veja mais
No Brasil, produção de frango será recorde este ano com crescimento de 7%

A produção brasileira de frangos deverá atingir 13,084 milhões de toneladas em 2011, um reco...

Veja mais
Bacalhau custa mais caro no Grande ABC

Os consumidores do Grande ABC vão pagar mais para ter bacalhau como um dos pratos principais da ceia do fim do an...

Veja mais
Abate de frango tem o melhor trimestre desde 1997, diz IBGE

Suínos também tiveram bom desempenho, batendo o recorde histórico. Já os bovinos amargaram r...

Veja mais
Exportação de carne bovina tem alta de 11,4% até novembro

As exportações de carne bovina brasileira somaram US$ 4,958 bilhões de janeiro a novembro, alta de ...

Veja mais
Preço do frango está menor do que em 2010

Segundo players do setor avícola em São Paulo os negócios com frango vivo já não flue...

Veja mais
Cai o custo de produção da pecuária avançada

A queda na cotação do milho e da soja já está reduzindo os custos de produção ...

Veja mais
BRF quer Argentina como plataforma de exportações de aves

Em meio às restrições que enfrenta para crescer no Brasil, a BRF-Brasil Foods elegeu a Argentina co...

Veja mais
Exportação de carnes tem receita 15% maior

Dados levantados pelo Ministério da Agricultura junto à Secex mostram que entre janeiro e novembro de 2011...

Veja mais