A Pif Paf, empresa do setor de alimentos, inaugurou um frigorífico de aves em Palmeiras de Goiás. Com investimento de R$ 260 milhões, a unidade vai integrar o Complexo Agroindustrial da empresa, instalado no Município de Paraúna desde 2008, fechando a cadeia de produção, da incubação e nascimento das aves até o abate.
Fundada em 1968, a Pif Paf Alimentos é a maior empresa frigorífica mineira e uma das dez maiores do Brasil, atuando nos segmentos de avicultura e suinocultura.
De acordo com o gerente geral do Complexo, Cláudio Faria, a cadeia conta com um matrizeiro, em que são mantidas as aves e a produção de ovos; um incubatório, no qual os pintinhos são chocados; e uma fábrica de rações. Ele diz que criação fica por conta de produtores rurais locais, que agem em "regime de parceria" de forma integrada com o complexo.
Cláudio diz que o novo frigorífico gera 4,8 mil empregos, sendo 1,2 mil diretos e 3,6 mil indiretos. De acordo com ele, "Palmeiras de Goiás foi escolhida pela proximidade que possui com a matéria-prima necessária para o funcionamento do complexo".
A produção inicial do frigorífico é de 100 mil abates por dia e a expectativa é que chegue a 150 mil até dezembro deste ano. Na segunda fase, a ser iniciada no ano que vem, a Pif Paf pretende que o frigorífico seja utilizado em sua capacidade máxima, de 300 mil aves abatidas por dia.
O novo frigorífico do estado iniciou suas atividades em maio de 2011 e, em março deste ano, a empresa realizou sua primeira exportação após receber o aval do Ministério da Agricultura permitindo vendas fora do País.
Empreendimento
A Pif Paf Alimentos é uma das dez maiores empresas brasileiras do setor de processamento de aves, suínos, massas e vegetais. Seu mix de produtos contempla mais de 300 itens, como elaborados de carnes, pizzas, lasanhas, pães de queijo e embutidos. Há 44 anos no mercado, tem cerca de 7 mil empregados e mais de 60 mil clientes.
Com sede em Belo Horizonte, a empresa tem cinco unidades industriais e oito produtivas, fornecedoras de matéria-prima - fábricas de ração, matrizeiros e incubatórios. As unidades estão no interior de Minas Gerais e Goiás, nos Municípios de Visconde do Rio Branco, Viçosa, Leopoldina, Patrocínio, Pará de Minas, Pitangui, São José da Varginha, Bela Vista de Minas (MG), Palmeiras de Goiás e Paraúna (GO). Os centros de distribuição estão em Contagem, Araguari (MG), Jandira (SP), Rio (RJ) e Vila Velha (ES).
A empresa foi uma das primeiras brasileiras do setor a adotar a produção integrada na avicultura. Seu objetivo era consolidar e garantir o fornecimento da matéria-prima.
Veículo: DCI