BR Frango inaugura frigorífico de R$ 120 mi em Santo Inácio (PR)

Leia em 2min

Novo empreendimento do empresário que idealizou a Frangrobrás - atual Tyson Campo Mourão -, Reinaldo Morais, o frigorífico BR Frango, de R$ 120 milhões, passa a operar oficialmente hoje. Estabelecido em Santo Inácio, ao noroeste do Paraná e próximo da divisa com São Paulo, o complexo industrial começa a funcionar com capacidade para abater 105 mil aves por dia.

A BR Frango é orientada para o mercado internacional. Até o fim deste ano, deve estar abatendo 210 mil aves por dia. E em 2014, 420 mil - ou 10 milhões por mês, o que equivaleria a 10% da produção atual de todo o estado paranaense, de 116 milhões. Com 350 mil metros quadrados, o complexo industrial é formado por abatedouro e fábricas de ração e de farinhas de penas e vísceras.

A planta industrial foi desenhada para permitir futuras expansões e dispõe de uma passarela, destinada à visitação técnica, que permite a visualização de 80% do frigorífico, eliminando a necessidade da entrada na linha de produção de agentes de inspeção - um procedimento adotado em outros países.

"Procuramos otimizar nossos procedimentos, já prevendo a ampliação das instalações, a automatização dos processos e a flexibilidade na produção. Essas serão grandes vantagens competitivas no longo prazo", declarou o presidente da BR Frango, Reinaldo Morais.

O frigorífico venderá frango inteiro ou cortado, de acordo com as demandas. As instalações e os equipamentos fazem com que todo o processo de produção seja automatizado. Sistemas de isolamento térmico e de separação de miúdos, entre outros, compõem a tecnologia do complexo industrial.

A BR Frango deve gerar 2.500 postos de trabalho diretos, com a expectativa de que cada emprego direto gere outros quatro indiretos, que devem ser distribuídos entre Santo Inácio e outros 24 municípios da região.

Paraná, outros estados

Em eterna disputa com Santa Catarina, o Paraná é hoje o maior produtor de frangos do Brasil, respondendo por cerca de 27% de toda a produção nacional e 30% das exportações. O empreendimento da BR Frango vem concorrer com companhias que produzem, atualmente, 116 milhões de toneladas de carne de frango por mês.

Além disso, ainda hoje, o empresário Reinaldo Morais deve anunciar novos empreendimentos, para o Estado de Mato Grosso e outras regiões.

No caso da antiga Frangrobrás, em Campo Mourão (PR), que Morais dividia com quatro sócios, o empresário resolveu vender sua participação na empresa, idealizada por ele próprio, à companhia norte-americana Tyson, do mesmo segmento avícola, após a inauguração, em 2009.



Veículo: DCI


Veja também

Avicultura: País deve se preparar para não perder mercado já conquistado

Em março, as exportações brasileiras de carne de frango (inteiro e cortes) registraram o recorde hi...

Veja mais
Volume exportado sobe 6,6%

As exportações brasileiras de carne de frango totalizaram 363,6 mil toneladas em março, volume 6,6%...

Veja mais
Arroba do boi gordo avança 3%

Segundo a Emater, ganho foi obtido na última semana e tendência de alta segue em abril.A retomada das chuva...

Veja mais
Doux está cada vez mais perto de deixar o país

São cada vez mais evidentes os sinais de que a francesa Doux está prestes a deixar o Brasil, 14 anos ap&oa...

Veja mais
Setor primário aposta em negócio entre Doux e JBS

As negociações para aquisição da operação de frangos da Doux Frangosul pelo br...

Veja mais
Carne bovina em recuperação na Argentina

Depois de uma depressão de cinco anos, o setor de carne bovina na Argentina mostra sinais de reação...

Veja mais
Frigoríficos gaúchos buscam ingresso no Sisbi

Até o final deste semestre pelo menos cinco empresas gaúchas já devem ter aderido ao Sistema Brasil...

Veja mais
Ovinos e caprinos estão em alta

A previsão é de que a produção de carnes, leite e derivados vai se expandir significativamen...

Veja mais
Chile é destaque em carne bovina

As exportações de carnes -bovina, de frango e suína- somaram 522 mil toneladas no mês passado...

Veja mais