O abate de frangos foi o único que registrou aumento no primeiro trimestre do ano, de 3,2%, em relação ao quarto trimestre de 2011. Suínos e bovinos apresentaram queda de 2,8% e 2%, respectivamente, na mesma base de comparação. Na comparação com o primeiro trimestre de 2011, o aumento dos abates de frango foi de 4,3%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No primeiro trimestre, 1,363 bilhão de cabeças de frango foi abatido. O IBGE ressaltou que, nos últimos cinco anos, o abate de frangos tem tido alta a cada trimestre na comparação com o do mesmo período do ano anterior.
Já o abate nacional de suínos subiu 6,9% ante o do mesmo trimestre do ano passado.
Foram abatidos 8,744 milhões de cabeças de suínos no primeiro trimestre. Segundo o IBGE, o abate de suínos dos últimos cinco anos mostra evolução crescente na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. O IBGE informa, ainda, que o abate de suínos no primeiro trimestre do ano costuma ser menor do que nos demais trimestres.
O abate de bovinos subiu 1,6% em relação ao primeiro trimestre de 2011. No primeiro trimestre foram abatidos 7,219 milhões de cabeças de bovino. O peso acumulado de carcaças foi 3,9% menor que o registrado no 4º trimestre, mas 2,4% superior ao do mesmo período do ano passado.
Veículo: DCI