JBS ainda busca 'soluções' para seguir na Argentina

Leia em 2min 10s

A JBS está em compasso de espera para decidir o futuro de suas operações na Argentina. A companhia, que fechou quatro plantas de abate no país em dois anos, enxugou custos e mudou o foco principal de seu negócio na tentativa de viabilizar a continuidade das suas atividades.

"Continuamos buscando soluções. A gente quer ficar na Argentina, mas o governo está muito nacionalista e perdendo a mão", disse ao Valor o presidente da JBS no Mercosul, José Augusto de Carvalho Jr. Segundo o executivo, não há intenção de vender essas unidades. "Até porque não tem ninguém para comprar", disse.

Com faturamento mensal de US$ 40 milhões na Argentina, a JBS afirma estar conseguindo absorver até o momento as perdas com o fechamento das unidades. No total, as quatro plantas de abate de animais demandam US$ 160 mil por mês em manutenção. "Não é nosso objetivo sair da Argentina nem perder dinheiro. Estamos enxugando para manter o suficiente para cobrir os custos", afirmou Carvalho Jr.

Para tanto, a JBS também desativou parcialmente um quinto frigorífico em Pontevedra, próximo a Buenos Aires, destinando parte da planta ao segmento de graxaria - produção de sebo e ração a partir de carcaças e restos de animais. Também alugou 75% do espaço do centro de distribuição que mantém no país.

De acordo com o executivo, o destino da empresa dependerá das ações futuras do governo. Carvalho Jr. disse que a expectativa é que "a Argentina vire a página", acrescentando que a popularidade da presidente Cristina Kirchner está em queda, o que pode reverter as medidas protecionistas adotadas por seu governo.

Os problemas da JBS no país vizinho começaram com a elevação dos impostos de exportação. A iniciativa, que abrangeu outras commodities e irritou produtores e a indústria, foi uma tentativa da presidente manter as matérias-primas no país o e segurar os preços no mercado doméstico.

Segundo Artemio Listoni, presidente da JBS Argentina, desde então o abate de animais recuou de 5 mil cabeças por dia para 1,2 mil cabeças diárias, na única fábrica em operação, em Rosário.

Conforme o executivo, que foi enviado ao país em 2010 para dar início ao processo de fechamento das plantas e desligamento de funcionários, o que está em jogo é a política tributária e não a diminuição do rebanho bovino. "Quando acertarem isso, resolvem o nosso problema", disse.

A estratégia de sobrevivência acabou mudando o rumo da JBS na Argentina. " Os abates ficaram em segundo plano. São os industrializados que garantem nosso faturamento", comentou Listoni. Hoje, a empresa detém 70% do mercado de patês no país, 13% de hambúrguer e 7% de salsichas.

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Frigorífico médio tem de 'fatiar' gigante

Para especialista, concentração no setor é ruim; 'fatiamento' traz lucro para empresas, pecuaristas...

Veja mais
Doux busca compradores para evitar falência

Endividado, grupo francês também está aberto à possibilidade de refinanciamento O endivid...

Veja mais
Crise na suinocultura provoca 'emergência'

A crise chegou forte na suinocultura. Nas regiões que se dedicam à atividade, como em Santa Catarina, o pr...

Veja mais
Rebanho mato-grossense deverá diminuir em 2012

Depois de quatro anos de recomposição, o rebanho bovino em Mato Grosso deverá voltar a diminuir em ...

Veja mais
Valores dos suínos registram baixa esta semana, diz Scot

Levantamento da Scot Consultoria aponta que os preços do mercado de suínos registraram queda nesta semana....

Veja mais
Paraná supera Santa Catarina e é líder nas exportações de carne de frango

O Paraná, maior produtor de carne de frango do país, já exporta acima de 100 mil toneladas por m&ec...

Veja mais
Com confinamento recorde, pecuária dá sinal de maturidade

Neste ano, oferta de gado confinado deve somar 4 mi de cabeças, ante média de 2,5 mi a 3,2 mi de anos ante...

Veja mais
Salsicharia Dois Irmãos em busca de nova sede

A Salsicharia Dois Irmãos Ltda, com planta no bairro Guarani, na região Norte de Belo Horizonte, est&aacut...

Veja mais
Preços do boi gordo recuam em plena entressafra em MS

Pressionados pela maior oferta de animais para abate decorrente da virada do chamado ciclo da pecuária, os pre&cc...

Veja mais