Para elevar o consumo médio de carne suína no país, a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) realizou ontem o lançamento oficial da Semana Nacional da Carne Suína. O evento aconteceu na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Brasília e contou com a presença do ministro titular da Pasta, Mendes Ribeiro Filho. A iniciativa promovida pela ABCS teve o apoio institucional do Mapa e da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A campanha será realizada em 2013 e pretende atingir supermercados de todo o país.
Segundo Mendes Ribeiro, com o engajamento da indústria e dos supermercados na campanha de incentivo ao consumo da carne suína, será possível alavancar as vendas e movimentar o mercado. " essencial que nós estejamos juntos com as cadeias produtivas mostrando a importância do consumo interno. Isso é uma responsabilidade de todos, inclusive do Ministério da Agricultura", afirmou. O objetivo é organizar a cadeia produtiva em torno do projeto e garantir maior espaço para a carne suína nas gôndolas do varejo.
Durante o lançamento, também foi assinado o protocolo de intenções e de entendimento para a cooperação na área de comercialização e incentivo ao consumo de Carne Suína para reforçar as ações de apoio ao setor.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, a Semana Nacional da Carne Suína é uma conquista para o nosso setor, uma iniciativa que poderá trazer resultados representativos para o consumo do produto. "O trabalho da ABCS é treinar e sensibilizar os mercados, aprimorarando a apresentação dos produtos nos pontos de venda e capacitando profissionais de açougues a desenvolverem novos formatos de cortes, em tamanhos menores, mais saborosos e saudáveis. Queremos deixar as pessoas bem preparadas para o início da campanha", frisou. "Nossa meta e alcançar o consumo médio de 18 quilos per capita (hoje estimado em 15,1 kg) até o final de 2015", completou.
Veículo: Diário do Comércio - MG