A restrição não inclui Hong Kong, que é o segundo maior mercado importador da carne bovina brasileira
O Ministério da Agricultura confirmou nesta quinta-feira que a China e África do Sul também suspenderam as compras de carne bovina do Brasil. Segundo o governo, a restrição não inclui Hong Kong, que é o segundo maior mercado importador da carne bovina brasileira. Além disso, os Estados Unidos teriam solicitado mais informações às autoridades sanitárias do Brasil sobre a "doença da vaca louca".
Até agora, três países suspenderam oficialmente as importações por causa de temores em relação ao caso não clássico de "doença da vaca louca" que ocorreu em dezembro de 2010 no Paraná e foi confirmado pelo serviço sanitário brasileiro na semana passada.
O ministério da Agricultura informou que o Brasil está intensificando os contatos com os maiores importadores da carne bovina brasileira.
"Serão prestadas todas as informações aos parceiros comerciais do Brasil em todo o mundo", diz nota do ministério.
Até agora, em 2012, o Brasil exportou 1,024 milhão de toneladas de carne bovina, segundo dados do Agrostat (Sistema de Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro).
No período, a China importou 10,1 mil toneladas de carne brasileira, o Japão 1,3 mil tonelada e a África do Sul, 293 toneladas. Juntos, os três países respondem por apenas 1% das exportações brasileiras.
Veículo: Zero Hora - RS