Salmón de Chile prioriza o mercado brasileiro

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Marca de salmão chilena elevou em 50% as exportações do peixe para o país com marketing



O salmão está cada vez mais presente nas refeições dos brasileiros e a tendência é que seu consumo aumente ainda mais nos próximos anos. Um dos motivos é a campanha realizada pela marca Salmón de Chile no país, que tem como principal objetivo elevar as exportações desse peixe chileno para o Brasil. Hoje, o mercado brasileiro é a grande prioridade da marca, que é uma iniciativa conjunta entre a ProChile, órgão do governo vizinho que promove exportações, e a indústria de salmão chilena, composta por 26 produtores.

Iniciada emjulho do ano passado, a campanha realizada pela Salmón de Chile ajudou a impulsionar as vendas do produto para o Brasil, que no ano passado foi 50% superior a 2011 atingindo 60,4 mil toneladas até o mês de novembro. A expectativa dos envolvidos na iniciativa é atingir outra alta de 50% ao longo deste ano, índice que elevaria as importações do salmão chileno pelo mercado brasileiro para mais de 90 toneladas somente neste ano. “Somos o segundo maior produtor de salmão do mundo e temos de aproveitar todo o potencial de consumo que há no mercado brasileiro”, afirma Melanie Whatmore, gerente da marca Salmón de Chile.

No ano passado, o mercado chileno produziu 700 mil toneladas de salmão, sendo que mais de 90% desse total foi exportado. Nesse cenário, o Brasil ocupa a terceira posição entre os maiores importadores do peixe produzido no Chile, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Japão. “Acredito que o Brasil passará a ser o nosso segundo maior mercado no médio prazo pois omercado japonês já está consolidado”, diz Melanie.

Concentrado nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a atuação da marca tem nos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul como potenciais praças de expansão da Salmón de Chile para os próximos anos. “Por enquanto nosso objetivo é reforçar a presença nos supermercados das regiões onde já atuamos”, diz a gerente da marca chilena. Segundo ela, o produto já é comercializado nas grandes redes varejistas do país como Pão de Açúcar,Walmart e Carrefour.

Peixe na mídia

Por conta do potencial de crescimento no consumo de salmão, o Brasil foi o primeiro país a receber as investidas da marca Salmón de Chile. De julho do ano passado até dezembro deste ano, a iniciativa chilena contará com um aporte de US$ 2 milhões (cerca de R$ 4 milhões), verba dividida entre o governo chileno e a indústria chilena de salmão. Entre as ações estão a veiculação de filmes em canais pagos da TV, merchandising em programas do canal GNT, anúncios em jornais e revistas e ações nas redes sociais.

Um dos destaques da campanha é a página da marca no Facebook, que foi lançada em outubro do ano passado e que hoje já conta com 67 mil fãs. “Recebemosmuitas mensagens de consumidores brasileiros e isso mostra o interesse que eles têm no produto”, aponta JorgeWurth, responsável pela campanha de divulgação da marca Salmón de Chile. As ações de divulgação da marca estão centradas em três mensagens principais: divulgar a versatilidade de preparo do salmão, falar das qualidades e propriedades nutritivas do peixe e reforçar que é um produto de origem chilena.

Outros mercados

Já está certa a manutenção da campanha no Brasil até 2014. E o mercado brasileiro é o único que receberá as ações da Salmón de Chile em toda a América Latina. “O potencial dos outros países da região é muito baixo para a divulgação do nosso produto”, comenta Melanie. Mas além do Brasil, a iniciativa chilena já tem planos para levar as ações da marca de salmão para outros mercados pelo mundo. Os próximos a receberem a iniciativa serão Estados Unidos e China. “São dois mercados muito importantes para a expansão da nossa indústria”, completa Wurth.


Veículo: Brasil Econômico


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