Saudali obtém selo de certificação

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Produção é padronizada desde a reprodução das matrizes até a chegada dos produtos ao supermercado


O Frigorífico Saudali, com sede em Ponte Nova, na Zona da Mata, conquistou o Certificado de Excelência da rede supermercadista Carrefour. A certificação foi concedida ao frigorífico tanto pelo sistema de abate de suínos, como pela granja fornecedora de animais. Em relação ao mercado em 2013, as expectativas do Saudali são positivas e a projeção é que tanto a produção como o faturamento cresçam cerca de 20%.

A certificação faz com que os produtos Saudali fornecidos ao Carrefour recebam o Selo Garantia de Origem, que assegura a qualidade dos alimentos comercializados na rede. Com este selo, o consumidor tem a certeza de adquirir produtos que, em todas as etapas, da granja à gôndola, foram preparados dentro de conceitos rigorosos de qualidade, segurança e responsabilidade ambiental e social.

De acordo com o diretor comercial do Saudali, Weber Vaz de Melo, a certificação do frigorífico foi conquistada por um acordo firmado entre o Saudali, a rede supermercadista e a granja Fazenda Água Limpa, localizada em Jequeri, na Zona da Mata, e que fornece suínos para o Saudali.

"Recebemos a proposta do Carrefour e resolvemos apostar no projeto do supermercado. Para obter a certificação foi necessário que todo o processo de produção fosse revisto e adaptado às normas do supermercado, que está baseada em regras internacionais de produção. Este sistema prioriza o bem estar animal, o rigoroso controle sanitário, assim como o bem estar dos funcionários envolvidos no processo", disse.

Por ter um processo de produção diferenciado, os produtos possuem maior valor agregado, uma vez que a produção é padronizada em todas as etapas, desde a reprodução das matrizes que, neste caso, diferentemente do sistema convencional, ficam soltas durante a gestação, até a chegada dos produtos à rede de supermercados.

" um produto diferenciado e, por isso, possui custos mais elevados e preços mais favoráveis para os produtores", disse Vaz de Melo.

Para ser um fornecedor de produtos com Garantia de Origem Carrefour a produção passa por várias avaliações. As unidades recebem visitas de veterinários, zootecnistas e agrônomos, que fazem o monitoramento de atividades. Estas visitas são realizadas constantemente. O objetivo é garantir que todo o sistema produtivo esteja sempre de acordo com as boas praticas de fabricação e garantindo ao consumidor final um produto de alta qualidade.

"O Saudali, em todos os seus processos, trabalha para que o produto que faz parte do dia a dia do consumidor seja de altíssima qualidade além de contar com o sabor especial e diferenciado. Receber o Certificado de Excelência garante que nossos objetivos estão sendo alcançados", disse Vaz de Melo.

A certificação da produção, aliada aos investimentos constantes na capacitação e atualização das unidades produtoras têm feito com que a empresa acumule crescimento anual próximo a 20%.

Em 2012, o faturamento do Saudali apresentou alta de 19%, alcançando R$ 198 milhões. Para este ano, a expectativa é que o faturamento aumente em torno de 20%. A produção do frigorífico, que em 2012 foi de 3,2 mil toneladas mensais, também deve ser expandida em 20%.

"A demanda pela carne suína é crescente, principalmente por ser saborosa e ter preço mais competitivo que a carne bovina. Mesmo com o aumento dos preços provocados pela elevação dos custos de produção, não houve recuo nas vendas. Para se ter uma ideia da evolução dos custos, enquanto no ano passado pagávamos em média R$ 2,8 pelo quilo do suíno vivo, neste ano os preços já estão em R$ 3,80, disse.

Para 2013, a principal meta é consolidar a marca Saudali nas regiões onde houve expansão das atividades em 2012, como no Distrito Federal, Brasília, Recife, Fortaleza, região no entorno de Salvador e no interior de São Paulo, próximo as regiões de Campinas e Ribeirão Preto.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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