Para sustentar a ampliação de produtos no exterior e ainda atender o mercado interno, o Grupo GTFoods, maior conglomerado avícola do norte do Paraná, projeta fechar 2016 com um abate diário de 750 mil aves, ganho de 22,9% ante as 610 mil aves abatidas por dia no ano passado.
Além disso, a companhia tem investido fortemente na construção de novos aviários, sendo que atualmente possui cerca de mil produtores rurais integrados à empresa, em mais de 80 municípios do Paraná e Santa Catarina.
"Vamos dar continuidade aos investimentos que estamos fazendo no campo por meio dos financiamentos junto a instituições como o Banco do Brasil e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Além da parceria com os integrados, a empresa soma mais de 120 aviários próprios, com capacidade total de alojamento de 22 milhões de aves, dando suporte ao crescimento projetado", destaca o diretor industrial do empresa, Ciliomar Tortola, em nota.
Destinos
Com 30% da produção destinada ao mercado externo e fornecendo produtos para mais de 80 países, o grupo também está pleiteando junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) novos destinos para comercialização internacional. Os processos são para habilitação da matriz localizada em Maringá, para os países da Bolívia, Canadá, Chile, Coreia do Sul, México, a planta de Paranavaí para China e Vietnã, e esse último também em tramitação para a unidade de Terra Boa, no Paraná.
"Não temos definições quanto aos prazos, pois o processo inclui a análise do Mapa e, posteriormente, do país pleiteado, mas estamos trabalhando em conjunto com o ministério para levantar toda documentação necessária a fim de obter as habilitações. Estamos otimistas, pois em 2015 tivemos ótimas conquistas como a abertura das negociações com a África do Sul e a China", explica o gerente do departamento de garantia de qualidade do grupo, Dione Cazanti. Atualmente, alguns dos principais importadores são Japão, Hong Kong, Qatar e Arábia Saudita.
Veículo: Jornal DCI