Marfrig compra Zenda e arrenda 11 unidades do Margen e Mercosul

Leia em 2min

A onda de fusões e aquisições no setor de carnes em 2009, iniciada pela Brasil Foods, parece estar longe de acabar. Depois de anunciar a compra da Seara na semana passada, a Marfrig voltou as atenções para sua origem e retomou o processo de investimento no mercado de carne bovina. Com uma única tacada, a empresa aumentou em 65% sua capacidade de abate no Brasil, que agora passa a ser de 22,3 mil cabeças por dia.

 

A companhia anunciou ainda um acordo para a aquisição de 51% do grupo Zenda, que tem sede no Uruguai e atua no fornecimento de couros para as indústrias automotiva e de aviação, por US$ 49,5 milhões. A informação foi dada um dia após a J&F Holding, controladora da JBS, anunciar a criação de uma empresa de reflorestamento de eucalipto para fins comerciais, a Florestal Brasil.

 

O grupo Zenda tem capacidade diária de produção de até 7 mil couros acabados e cortados e possui unidades na Argentina, México, Estados Unidos, Alemanha, África do Sul, Chile, Hong Kong e China. Em 2008, o grupo teve faturamento de cerca de US$ 177 milhões.

 

A companhia também informou oficialmente ao mercado a assinatura de um protocolo de intenções para o arrendamento de 11 unidades dos frigoríficos Margen e Mercosul. Juntas, as plantas possuem capacidade de abate de 8,8 mil cabeças de gado ao dia e de uma indústria de charquearia com produção de 1,7 mil toneladas de produtos industrializados ao mês. Segundo comunicado, essa operação elevará sua capacidade mundial de abate para 30.150 bovinos por dia. A conclusão dos arrendamentos ainda depende da autorização legal e processo de due diligence nas unidades arrendadas, que estão localizadas nos Estados de Goiás, Pará, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul.

 

Parceria

 

Ontem a Marfrig também assinou um protocolo de intenções para firmar uma parceria comercial com o Grupo Martins pelo período de 5 anos, prorrogáveis pelo mesmo período. Segundo a empresa, o acordo tem como objetivo buscar ganhos comuns e melhorar o atendimento a seus clientes de varejo. "Essa iniciativa tem como objetivos ampliar a distribuição e a penetração dos produtos da Marfrig e do Grupo Martins, oferecer produtos e soluções a seus clientes do varejo e oferecer maior comodidade e conveniência a todos os consumidores dos produtos comercializados por ambas as empresas".

 

Veículo: DCI


Veja também

Podemos ficar sem peixe?

A quantidade de peixes no oceano vem caindo e a criação em cativeiro entrou em crise. Como criadores e cie...

Veja mais
A carne é forte

Como Joesley Batista, do grupo JBS, virou dono da mais poderosa empresa privada do País e o que seus concorrentes...

Veja mais
BRF quer investir no mercado americano

A BRF Brasil Foods, quinta maior empresa global de carnes, quer ter a partir de 2010 uma política mais agressiva ...

Veja mais
Preço do frango resfriado começa a esboçar reação

O quilo apresenta ganho semanal de 1,3% em São Paulo. Já o frango congelado em queda de 2,4%   O fr...

Veja mais
Marfrig arrenda frigoríficos e compra empresa uruguaia

Grupo anunciou também uma parceria com o atacadista Martins para distribuir alimentos   Depois de anunciar...

Veja mais
JBS mantém aposta em velha fórmula

Frigoríficos: A maior empresa de carnes do mundo acredita em simplicidade e objetividade   Joesley Mendon&...

Veja mais
Marfrig arrenda cinco plantas do Margen

Uma semana depois de investir US$ 900 milhões na compra da Seara, a Marfrig Alimentos voltou suas atenç&ot...

Veja mais
Joesley Batista, Presidente da JBS: "Oportunidades casuais não nos seduzem"

O Presidente da maior empresa de carnes do mundo diz que empresa tem espaço para crescer em suínos e frang...

Veja mais
Produção e exportação de frango pressionam a oferta

A produção de carne de frango aumentou 5% de julho para agosto deste ano, atingindo 1 milhão de ton...

Veja mais