Brasil se torna mais atraente para o varejo global

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O Brasil subiu do 8º para o 5º lugar no Índice Global de Desenvolvimento do Varejo 2010 (GRDI). O ranking, elaborado pela consultoria de gestão americana A.T. Kearney, analisa 30 países em desenvolvimento, segundo critérios como atratividade e saturação do mercado.

 

À frente do Brasil na lista estão China, Kuait, Índia e Arábia Saudita.
Com a crise, executivos das empresas de varejo entenderam que os mercados desenvolvidos não são os motores de crescimento e que devem focar a expansão internacional, segundo o alemão Marcus Stricker, sócio da A.T. Kearney no Brasil.
Contar com países em desenvolvimento para garantir o crescimento não é apenas uma opção, mas uma necessidade, afirma a consultoria.

 

Tamanho, hábitos de consumo e segmentos pouco consolidados fazem do Brasil alternativa relevante, diz.
Quase 80% dos varejistas entrevistados citaram um ou mais países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) como parte de planos de expansão internacional de curto prazo.

 

"O Brasil é o primeiro país para o setor de vestuário, em que só a C&A é estrangeira." A expansão também está na agenda de 92% dos varejistas de emergentes ouvidos.
"Mas, para empresas brasileiras, diferentemente de varejistas da América Latina, a prioridade é consolidar seu grande mercado doméstico."

 


Veículo: Folha de S.Paulo


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