As vendas do comércio varejista, em volume, recuaram 0,2% em abril na comparação livre de influências sazonais (típicas com cada período) com março, registrando a primeira queda após 11 meses de alta, informou nesta sexta-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Em relação a abril de 2010, as vendas do comércio tiveram crescimento de 10%. Nos últimos 12 meses, o IBGE constatou alta acumulada de 9,5%. De janeiro a abril, as vendas do varejo somam alta de 7,6%.
De março para abril, as quedas de destaque ficaram com os setores de combustíveis e lubrificantes (-1,6%). Tecidos, vestuários e calçados, -3,2%, e equipamentos de informática, -13,6%.
Já os ramos com desempenho positivo mais significativo foram os de móveis e eletrodomésticos (1,7%), e artigos farmacêuticos, 1,2%.
Já o índice do comércio varejista ampliado, que inclui veículos e construção civil (setores que também vendem por atacado), apresentou crescimento de 1,1% na comparação com março, descontados os efeitos sazonais.
Em relação a abril de 2010, houve alta 11,8%. Em 12 meses, o indicador acumula 10,2%.
De março para abril, a construção civil teve alta de 0,2% e o setor de veículos registrou crescimento 1,7%.
Fonte: Folha.com