O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio apresentou queda de 3,1% em junho, na comparação com maio. O levantamento, que é mensal, foi divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Em maio, houve redução de 2%.
O economista João Felipe Araújo, que coordena a pesquisa, explicou que a queda do índice no período foi influenciada pela percepção menos otimista dos empresários em relação às condições atuais da economia (-5,3%) e pela menor satisfação com o nível de estoque (-6,3%). O economista ressaltou que o varejo, no entanto, continua otimista em relação ao desempenho das vendas em 2011.
"Para o setor e para a própria empresa há mais otimismo, porque alguns fatores fundamentais para o bom desempenho das vendas do varejo permanecem robustos, como a taxa de desemprego em patamares historicamente baixos, o mercado de trabalho de postos formais ainda muito forte, a massa real de rendimentos que ainda cresce a uma taxa de 6,6% em relação ao ano anterior, sem contar a taxa de câmbio valorizada que aumenta o poder de compra dos brasileiros e o consumo de bens importados oferecidos pelo comércio', destacou.
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio do RS (ICEC-RS), realizado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e divulgado pela Fecomércio-RS, será divulgado nesta quinta-feira. O documento vai antecipar as tendências do consumo sob o ponto de vista do empresário do comércio.
Os três subitens que compõem o ICEC-RS são: o Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio, o Índice de Expectativas do Empresário do Comércio e o Índice de Investimentos do Empresário do Comércio.
Veículo: DCI