Inflação e dívida enfraquecem consumo

Leia em 2min 10s

Gastos com compras no país cresceram 13% nos 12 meses até março deste ano; em 2009, aumento foi de 17%

 

Consumidor passa a "racionalizar" compra; itens básicos, com mais presença nos lares, são os mais prejudicados

 

Com a inflação e o alto endividamento das famílias, os gastos dos brasileiros no varejo perdem força.
É o que mostra um estudo exclusivo da Kantar Worldpanel, empresa de informações sobre consumo.

 

O levantamento, feito de forma contínua com 8.200 domicílios do país, revela que o consumo cresceu, em valor, 13% nos 12 meses até março deste ano sobre o mesmo período de 2010.

 

Foram monitorados renda e detalhes de compras, como tipo, preço e procedência.
Considerando só o primeiro trimestre, a alta chegou a 12%. No ano todo de 2009 a expansão foi de 17%. Os números não descontam a inflação. Para ter uma ideia de como o aumento dos preços pesa no resultado, basta observar que, nos primeiros três meses deste ano, o volume de compras (quantidade de itens) cresceu apenas 2% em comparação com os 12% em valor.
"Com os produtos mais caros e a renda muito comprometida, o consumidor racionalizou as compras, principalmente de alimentação", diz Fatima Merlin, diretora de varejo da Kantar Worldpanel.

 

Ainda segundo os números da empresa, o gasto superou a renda em 53% dos lares em 2010 (dado mais recente apurado). Em 2009, essa situação era observada em 50% das residências.
A renda média mensal está em R$ 2.146, enquanto a despesa está em R$ 2.171.
No ano anterior, a renda estava em R$ 1.889 e o gasto médio, em R$ 1.863.

 

ITENS BÁSICOS

 

Merlin diz ainda que a desaceleração é mais intensa na compra dos itens considerados básicos, com grande presença nos lares, como arroz, feijão e leite.
Produtos mais sofisticados, como cremes e loções, "sofrem menos".
"Com mais emprego e mais crédito, houve uma mudança importante nos hábitos de consumo. Mas 80% dos consumidores brasileiros são das classes C, D e E, e suas decisões de compra estão, sim, suscetíveis a questões conjunturais, como inflação e endividamento", afirma.

 

AMÉRICA LATINA

 

A tendência de desaceleração é observada também na média da América Latina.
O estudo considera 33 mil domicílios de 15 países, incluindo o Brasil.
Em toda a região, o consumo, que, em valor, cresceu 16% em 2009, teve expansão de 11% nos 12 meses até março deste ano.
Os dados também consideram a inflação. Por isso, as variações em países como Argentina e Venezuela ficam bem acima dessa média, embora com retração no volume de compras.

 


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Empresas adotam proteção mais conservadora em dólar

Companhias exportadoras mudam perfil em relação à crise de 2008   Risco assumido agora decor...

Veja mais
Consumidor ainda mantém otimismo na Capital

Prudência na hora das compras. O Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte (ICC-BH) de ju...

Veja mais
Apesar de acerto, Brasil teme efeitos de forte contração fiscal americana

Raymundo Costa e Fernando Exman | De Brasília Mesmo que o pior tenha sido evitado com o acordo anunciado ontem &...

Veja mais
Dólar atingiu menor cotação dos últimos 12 anos, mas não é bom investimento

Para apostar na moeda, é preciso ter muito tempo e conhecimento; aos turistas a hora é ideal para come&cce...

Veja mais
Indústria de SP caminha para ano "medíocre", diz Fiesp

A atividade da indústria de transformação paulista teve forte desaceleração no primei...

Veja mais
BC adota maior cautela nos juros

Para o mercado, ata da última reunião do Copom indica suspensão do ciclo de ajuste da Selic e mudan...

Veja mais
Barreiras argentinas custam US$ 1 bi ao País

Estudo da Fiesp calculou o prejuízo com licenças não automáticas de importação...

Veja mais
Importados passam a afetar setor de matérias-primas

A concorrência com os importados que tanto incomoda o setor de calçados agora também atinge os fabri...

Veja mais
CNI defende medidas mais severas contra concorrência desleal

Conjuntura: Entidade quer adoção de "antidumping provisório" para antecipar aplicação...

Veja mais