Inadimplência desacelera em julho

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Calote no país aumentou 2,9% no mês passado, após registrar crescimento de 4,7% em junho ante maio.

 

A inadimplência dos consumidores no país subiu 2,9% em julho ante junho, a segunda menor elevação no ano, de acordo com pesquisa divulgada ontem pela Serasa Experian. O resultado também representa desaceleração do calote em relação aos dois meses anteriores. Em junho, o indicador subiu 4,7% ante o mês anterior (segundo dados revisados da Serasa Experian). E em maio, a alta foi de 8,2% ante abril.

 

O levantamento também mostra que a inadimplência dos consumidores em julho cresceu 27,7% em relação ao mesmo mês do ano passado, e avançou 22,5% de janeiro a julho de 2011 ante o mesmo período do ano anterior.

 

Na avaliação dos economistas da empresa de consultoria, a desaceleração da inadimplência em julho ante junho reflete a maior cautela dos consumidores com sua renda e condições de crédito. "Diante da política econômica restritiva para controle da inflação, o consumidor aproveita a evolução de sua renda para priorizar o pagamento e a renegociação das dívidas assumidas e ainda dá sinais de menor demanda por novos créditos", afirma a Serasa Experian, em nota.

 

A alta da inadimplência na comparação entre julho e junho foi puxada pelo avanço em três dos quatro indicadores avaliados pela pesquisa: dívidas bancárias (5,2%); dívidas não bancárias, como cartões de crédito, financeiras, lojas e prestadoras de serviços (1,2%); e títulos protestados (10,1%). No período, os cheques sem fundo foram o único componente a recuar, com queda de 2,0%.

 

O valor médio das dívidas com bancos, que têm maior peso na formação do indicador de inadimplência, diminuiu de janeiro a julho de 2011 ante o mesmo período de 2010. No período, o recuo foi de 1,2%, passando de R$ 1.324,09 para R$ 1.308,39. Também houve queda no valor médio das dívidas não bancárias, que caiu 21,6%, passando de R$ 384,37 para R$ 301,21.

 

No mesmo período, os valores médios dos títulos protestados e dos cheques sem fundos cresceram 14,6% e 7,7%, respectivamente. O primeiro foi de R$ 1.162,20 para R$ 1.332,34, enquanto o segundo foi de R$ 1.230,23 para R$ 1.324,82.

 

Metodologia - O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. Considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com bancos e dívidas não bancárias (lojas em geral, cartões de crédito, financeiras, prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica, água, telefonia etc.) em todo o país.

 

Por levar em conta o inadimplemento das pessoas físicas nas mais diversas modalidades, e não apenas dentro do sistema financeiro, o índice consegue capturar movimentos cíclicos de inadimplência, que, muitas vezes, revelam ocorrências que vão se manifestar dentro do sistema bancário dentro de 6 a 12 meses.

 

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com bancos e dívidas não bancárias. Por analisar eventos ocorridos em todo o Brasil, o indicador reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. (AE)

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


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