Com um cenário incerto, empresas como Salfer e Gazin adotam medidas mais conservadoras na aprovação das vendas a prazo
Os varejistas estão mais seletivos na concessão de crédito. Embora as empresas tenham registrado crescimento de vendas no Dia dos Pais, ainda há uma incerteza de como o mercado vai se comportar nos próximos meses devido à crise internacional. Na varejista Salfer, os funcionários do departamento de crédito receberam instruções para serem mais cuidadosos na aprovação das vendas a prazo.
“Estamos exigindo mais informações sobre o cliente. A análise das últimas compras dele bem como o tempo de emprego também estão sendo analisados com mais cuidado”, diz Vanderley Gonçalves, presidente da varejista. O empresário também decidiu incentivar as vendas com menor número de parcelas. “Dividimos as compras em até 24 vezes, mas de acordo com o perfil do cliente, preferimos que ele realize o pagamento em 20 parcelas”, diz.
Apesar das medidas, o empresário afirma que ainda é cedo para se ter certeza de como a crise internacional pode interferir nas vendas do comércio. “Vamos esperar o balanço de agosto para entendermos melhor o comportamento domercado”, diz Gonçalves. Assim como seu concorrente, a Gazin também está tomando algumas medidas. “Estamos mais rigorosos na análise das vendas”, diz Eduardo Bergamaschi, gerente de compras da rede.
Vendas
O faturamento das vendas no comércio varejista da região metropolitana de São Paulo encerrou o primeiro semestre do ano com queda de 0,3%, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio). Para a entidade, as medidas macro prudenciais do governo conseguiram atingir o objetivo de redução do consumo. “O crédito disponível foi reduzido, os juros ao consumidor subiram seis pontos porcentuais e o crescimento contínuo da economia brasileira, tão almejado, foi cortado pela raiz”, informou a Fecormercio.
No primeiro semestre, somente três segmentos do comércio de lojas físicas apresentam vendas positivas. A receita das lojas de vestuário, tecidos e calçados registraram alta de 4%, enquanto os supermercados alcançaram crescimento de 1,5% e o comércio de veículos automotivos tiveram um incremento de 3,1%. As vendas pela internet cresceram 15,7% no período.
Na Salfer, a área de crédito recebeu instruções para ser mais rigorosa na concessão. Dependendo do perfil do consumidor, a varejista, também tem incentivado o pagamento em um número menor de prestações
Veículo: Brasil Econômico