As vendas do varejo em nível nacional viram um incremento de 9,6% no mês de fevereiro. Mesmo com o saldo positivo, na comparação com o mês de janeiro as vendas recuaram 0,5%. Desde 2010 a receita nominal vinha apresentando resultados positivos, mas neste ano, na comparação mensal, houve recuo para -0,7, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda segundo análise do instituto no ano, o volume de vendas do varejo acumula alta de 8,7% e de 6,7% em doze meses. Mesmo com recuo, as vendas ficaram acima da expectativa do mercado. Na pesquisa no mês de janeiro, as vendas do comércio varejista cresceram 7,3% na comparação com as do primeiro mês do ano passado. -
Quatro das 10 atividades que envolvem operações de varejo apontaram variações positivas na série com ajuste sazonal. Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação teve 3,1% de incremento, seguido de combustíveis e lubrificantes, com 1,9%, e outros artigos de uso pessoal e doméstico, com 1,6%. Quanto às variações negativas, destaque para: tecidos, vestuário e calçados com -3,6%; livros, jornais, revistas e papelaria, com -2,7%; e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo com - 2,1%. Dos 27 estados brasileiros, os de melhores resultados em vendas foram: Roraima, Tocantins e Mato Grosso do Sul, na comparação com o igual período de 2011.
Expectativa
Os shoppings brasileiros esperam um aumento de vendas na faixa de 8% no Dia das Mães deste ano, na comparação com a mesma data no ano passado, aponta levantamento realizado pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). A data é considerada a segunda melhor para o varejo de shoppings, atrás apenas do Natal. Segundo disse, em nota, o presidente da entidade, Nabil Sahyoun, o aumento reflete "uma situação econômica um pouco menos expressiva do que no ano passado."
O incremento das vendas deve ocorrer a partir do fim de abril, quando os consumidores recebem seu salário, até o dia 13 de maio. De acordo com a Alshop, shoppings e comerciantes estão apostando em diferentes estratégias para fomentar o interesse dos consumidores. O setor deve apostar em marketing nos principais veículos de comunicação, no lançamento de novos produtos e outras promoções. No dias 11, 12 e 13 de maio, os lojistas aguardam um movimento de mais de 50 milhões de pessoas em 802 shoppings por todo o Brasil.
Veículo: DCI