Os juros em alta, a restrição ao crédito e freio na geração de emprego fazem com que a estimativa de vendas para o Dia dos Pais seja a menor dos últimos três anos, pelo menos para a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A entidade, que estima alta de apenas 3% neste ano - abaixo dos 4% registrados em 2012 - orienta lojistas a adaptarem seu portfólio de produtos para se ajustar ao perfil do consumidor.
Para o presidente da CNDL, Roque Pellizaro Junior, os empresários precisam se adaptar ao novo cenário econômico para viabilizar as vendas. "É preciso fazer uma adequação mais forte do portfólio de produtos em relação a essa nova realidade de consumo. A tendência é que os lojistas ofereçam um conjunto de opções um pouco mais barato do que nos outros anos", disse ele.
Entre os empresários, grupos como Webfones, Lego, Gradiente e Grupo Afeet apostam em incremento nas vendas com adaptação de portfólio. Para o sócio fundador do e-commerce especializado na venda de celulares Webfones, Guilherme Ribeiro, como a conjuntura econômica está desfavorável a gastos excessivos, o consumidor deve migrar para os itens de menor valor agregado. "Temos produtos que custam até R$ 2,5 mil. Mas é possível que, em vez de comprar o celular mais caro, o consumidor aposte em produtos de menor valor agregado", disse.
veículo: DCI