A América Latina gerou quase dois terços do lucro operacional do grupo varejista francês Casino no primeiro semestre de 2013. Segundo balanço divulgado ontem (25) em Paris, a operação latino-americana teve lucro operacional de 601 milhões de euros, o equivalente a 62% do obtido por todo o grupo. Um ano atrás, a fatia da América Latina era de 41,5%. A companhia atribui o desempenho à incorporação do Grupo Pão de Açúcar no Brasil.
O presidente da varejista, Jean-Charles Naouri, elogiou diversas vezes a filial brasileira durante a teleconferência com analistas.
No acumulado do primeiro semestre de 2013 o Casino teve resultado operacional de 969 milhões de euros. O valor é 51,9% maior que o observado em igual período do ano passado.
O salto foi registrado basicamente na operação fora da França, especialmente na América Latina, onde o resultado operacional aumentou 126,8% em um ano. Na região, o Casino também opera em países como a Colômbia e Uruguai. Na sede francesa, o resultado operacional aumentou 1,2% no semestre e na Ásia houve queda de 2,5%.
"Na América Latina, tivemos um forte aumento da lucratividade no Brasil", disse Naouri. Nos primeiros minutos da teleconferência com analistas, o executivo destacou positivamente que "houve a completa consolidação do Grupo Pão de Açúcar, fato que teve um impacto positivo" nos números globais do grupo.
Durante a apresentação, o executivo francês que travou uma batalha societária com o empresário brasileiro Abilio Diniz pelo controle do Grupo Pão de Açúcar ao longo dos últimos anos, elogiou diversas vezes a operação brasileira. "Tivemos um excelente desempenho no Brasil", disse. "Houve forte crescimento nas mesmas lojas no segmento de alimentos, com excelente desempenho do Assaí e das lojas de conveniência Minimercado, formatos que tiveram seu conceito redefinido", disse.
Aos analistas, o executivo disse ainda que a operação brasileira "continuou com crescimento da margem no segmento de atacarejo e aceleração nas sinergias entre o Ponto Frio e as Casas Bahia". O Groupe Casino informou nesta quinta-feira que suas vendas subiram 40,4%, para 12,1 bilhões de euros, no segundo trimestre, impulsionado pela consolidação plena do Grupo Pão de Açúcar e Monoprix.
No primeiro semestre, as vendas avançaram 37%, para 23,77 bilhões de euros, ante 17,35 bilhões de euros obtidos no mesmo período do ano anterior.
O lucro líquido da empresa subiu para 594 milhões de euros no semestre, quase cinco vezes o lucro de 124 milhões de euros registrados no mesmo período do ano passado.
Veículo: DCI