Unilever é líder de investimento em mídia no País

Leia em 2min 10s

Líder no setor de cosméticos no País, a gigante anglo-holandesa Unilever assumiu a liderança entre os maiores anunciantes do Brasil, de acordo com informações com o Monitor Evolution, serviço do Ibope Media. A empresa, conhecida por marcas de beleza como Dove e Rexona e também por produtos de consumo como Omo e Hellmann’s, passou a tradicional líder Casas Bahia no acumulado do primeiro semestre.

O investimento total da Unilever em mídia entre janeiro e junho deste ano foi de R$ 2,24 bilhões, um crescimento de 53% em relação ao mesmo período de 2012. A varejista Casas Bahia - parte da Viavarejo, pertencente ao Grupo Pão de Açúcar - teve uma pequena retração em seu investimento, que passou de R$ 1,68 bilhão para R$ 1,59 bilhão de um ano para o outro (queda de 5,4% na comparação dos primeiros trimestres).

Em termos de crescimento, chama a atenção a entrada no ranking do laboratório Genomma - empresa mexicana dona da marca Asepxia -, que multiplicou por seis seus investimentos em relação ao primeiro semestre do ano passado. De janeiro a junho de 2012, o Genomma havia investido R$ 214 milhões em mídia, número que passou a R$ 1,27 bilhão no mesmo período de 2013. Isso foi suficiente para a empresa chegar à terceira posição do ranking apesar nem mesmo aparecer no “top dez” em 2012.

Estatais

Entre as estatais, a Caixa reduziu os investimentos em mídia em relação ao ano passado, mas manteve-se na liderança de investimentos entre os bancos (nenhuma outra instituição financeira parece entre os dez primeiros colocados no ranking do Ibope Monitor). A empresa investiu R$ 711 milhões em mídia no primeiro semestre de 2013, queda de 10,8% sobre os R$ 797 milhões de igual período do ano passado.

A Petrobras, por seu turno, aumentou os investimentos em propaganda. A empresa investiu R$ 575 milhões de janeiro a junho deste ano, contra R$ 416 milhões de igual período de 2012 (uma alta de 38% de um ano para o outro). O aumento do investimento foi suficiente para a companhia passar da 13ª posição, no ano passado, para a 8ª, em 2013.

Entre as montadoras, a Volkswagen liderou, seguida pela Fiat. A empresa alemã investiu R$ 663 milhões em mídia no primeiro semestre, contra R$ 588 milhões da italiana. No ano passado, a Volks era a 9ª empresa que mais investia em mídia no País; agora está na 6ª posição. Já a Fiat, na mesma comparação, subiu do 12º para o 7º lugar. Ainda figuram no “top dez” do investimento em mídia a Ambev (4º lugar, mesma posição de 2012), a operadora de TV por assinatura Sky (na 9ª posição) e a Hypermarcas (10ª).



Veículo: A Tarde - BA


Veja também

VBP deve crescer 7,3% em 2013

O Valor Bruto da Produção (VBP) deve crescer 7,3% em 2013, chegando a R$ 419,4 bilhões, segundo est...

Veja mais
Novas cédulas de R$ 2 e R$ 5 começam a circular na segunda-feira

      Começam a circular no mercado a partir de segunda-feira, 29, as notas de R$ 2...

Veja mais
América Latina responde por mais de 60% do lucro operacional de rede de supermercado

A América Latina gerou quase dois terços do lucro operacional do grupo varejista francês Casino no p...

Veja mais
Unilever tem alta de dois dígitos nas vendas no país

Apesar da desaceleração da economia brasileira, a Unilever registrou alta de dois dígitos nas venda...

Veja mais
Comércio espera alta do setor no Dia dos Pais no CE

Estimativa não é animadora para setor, mas ainda é maior que a esperada para a data no Brasil, que ...

Veja mais
Dia dos Pais traz aceleração tímida nas vendas

Aspectos como a altas nos juros, restrição de crédito e uma menor geração de empregos...

Veja mais
Dia dos Pais será marcado por itens de menor valor

Os juros em alta, a restrição ao crédito  e freio na geração de emprego fazem co...

Veja mais
Índice de preços em São Paulo tem deflação de 0,16% no mês

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação da cidade de São Paulo, r...

Veja mais
Em São Paulo, IPC registra deflação de 0,16%

O Índice de Preço sao Consumidor (IPC), que mede a inflação da cidade de São Paulo, r...

Veja mais