As vendas em shopping centers tiveram alta de aproximadamente 8% no primeiro semestre deste ano ante o mesmo período do ano anterior, segundo informou o presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Luis Fernando Veiga.
O executivo participou ontem (30) de painel no Brasil Retail Week, evento ocorrido em São Paulo. A Abrasce divulga seus números oficiais sobre as vendas em shoppings nos próximos dias.
O presidente da entidade afirmou ainda que as perspectivas para este ano são positivas, mesmo com o cenário de desaquecimento do consumo das famílias devido a fatores econômicos. "Estamos passando por uma chuva, mas temos otimismo", comentou. Ele disse ainda que a perspectiva é de inauguração de 41 novos shoppings este ano, que se somarão aos 465 que existem hoje. Em 2012, foram inaugurados 27 empreendimentos, recorde do setor.
Ainda com o grande número de inaugurações previstas, Veiga afirmou que não há excesso de espaços vagos, sem procura de lojistas. "Nossa taxa de vacância é de 2,2% este mês, isso é praticamente uma vacância técnica".
Dia dos pais
As vendas nos shopping centers brasileiros devem crescer 7% por conta do Dia dos Pais de 2013 na comparação com 2012, de acordo com a Abrasce, indo na contramão das lojas de rua que na semana passada estimaram seu crescimento entre 3% a 4% apenas no período.
Segundo a entidade, artigos eletrônicos, livros e perfumes devem ser os principais presentes escolhidos. Além disso, destaca, os produtos de beleza e os cosméticos têm ganhado espaço. "O ingresso masculino nesse mercado, com produtos cada vez mais específicos, é um dos fatores que impulsionam a demanda, além do custo mais acessível que atrai público cada vez maior", diz a entidade, em nota.
A expectativa é de que o Dia dos Pais aumente também a frequência nas praças de alimentação dos shoppings, apontou a entidade.
Veículo: DCI