Conforme afirmado anteriormente pelo DCI, entidades projetaram que o Dia dos Pais de 2013 seria o pior dos últimos três anos com crescimento de no máximo 3% no período, e realmente a data sazonal deixou a desejar.
Segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, mesmo com a elevação verificada na semana que antecedeu a data (de 05/08 a 11/08), na qual as vendas tiveram aumento de 3,3% na comparação com 2012, não foi o suficiente para manter o ritmo de crescimento. O mesmo ocorreu com as vendas de última hora, entre os dias 10 e 11 de agosto. O indicador apontou leve incremento de 3,4%, mas no consolidado, o incremento do período não passou de 3%. Os economistas da Serasa Experian argumentaram que o consumidor está mais cauteloso diante da perda do poder aquisitivo, da inflação e do aumento dos juros, fatos que os leva a priorizar o pagamento das dívidas e das renegociações assumidas.
As expectativas pessimistas dos comerciantes brasileiros se confirmaram e o comércio brasileiro amargou o pior resultado também nas vendas a prazo. Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), as vendas parceladas atingiram 3,78%, índice inferior ao apurado em 2012, de 4,75%.
O resultado leva em conta as vendas parceladas realizadas na semana que antecede o Dia dos Pais, entre 3 e 10 de agosto. Na avaliação do presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, a retração no setor já era esperada pela maioria dos comerciantes. "O cenário econômico é desfavorável. Os juros estão mais caros e o Brasil não cria tantos empregos como nos últimos anos, o que é fundamental para aquecer o consumo interno. Além disso, a inflação acima do centro da meta reduz o poder de compra do brasileiro", disse Pellizzaro Junior em comunicado.
Outro indicador que comprovou o menor desempenho foi o da Boa Vista. A entidade apurou que as vendas crescerem 3% este ano, índice bem inferior aos 5,2% de 2012.
No varejo eletrônico, o cenário foi melhor. Pesquisa da Braspag constatou crescimento do faturamento de 33%, comparando os dez dias úteis que antecedem o fim de semana da celebração de 2013 sobre 2012. Além disse o tíquete médio no período cresceu 16%.
Veículo: DCI