Dia dos Pais foi o pior dos últimos três anos, apontam entidades

Leia em 1min 50s

Conforme afirmado anteriormente pelo DCI, entidades projetaram que o Dia dos Pais de 2013 seria o pior dos últimos três anos com crescimento de no máximo 3% no período, e realmente a data sazonal deixou a desejar.

Segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, mesmo com a elevação verificada na semana que antecedeu a data (de 05/08 a 11/08), na qual as vendas tiveram aumento de 3,3% na comparação com 2012, não foi o suficiente para manter o ritmo de crescimento. O mesmo ocorreu com as vendas de última hora, entre os dias 10 e 11 de agosto. O indicador apontou leve incremento de 3,4%, mas no consolidado, o incremento do período não passou de 3%. Os economistas da Serasa Experian argumentaram que o consumidor está mais cauteloso diante da perda do poder aquisitivo, da inflação e do aumento dos juros, fatos que os leva a priorizar o pagamento das dívidas e das renegociações assumidas.

As expectativas pessimistas dos comerciantes brasileiros se confirmaram e o comércio brasileiro amargou o pior resultado também nas vendas a prazo. Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), as vendas parceladas atingiram 3,78%, índice inferior ao apurado em 2012, de 4,75%.

O resultado leva em conta as vendas parceladas realizadas na semana que antecede o Dia dos Pais, entre 3 e 10 de agosto. Na avaliação do presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, a retração no setor já era esperada pela maioria dos comerciantes. "O cenário econômico é desfavorável. Os juros estão mais caros e o Brasil não cria tantos empregos como nos últimos anos, o que é fundamental para aquecer o consumo interno. Além disso, a inflação acima do centro da meta reduz o poder de compra do brasileiro", disse Pellizzaro Junior em comunicado.

Outro indicador que comprovou o menor desempenho foi o da Boa Vista. A entidade apurou que as vendas crescerem 3% este ano, índice bem inferior aos 5,2% de 2012.

No varejo eletrônico, o cenário foi melhor. Pesquisa da Braspag constatou crescimento do faturamento de 33%, comparando os dez dias úteis que antecedem o fim de semana da celebração de 2013 sobre 2012. Além disse o tíquete médio no período cresceu 16%.



Veículo: DCI


Veja também

Vendas do Dia dos Pais têm menor crescimento desde 2009

As vendas da semana do Dia dos Pais (de 5 a 11 de agosto) tiveram o pior desempenho dos últimos três anos, ...

Veja mais
Sul e Sudeste se recuperam das perdas

A última atualização do Valor Bruto da Produção (VBP) para 2013 prevê crescimen...

Veja mais
Balança tem superávit de US$ 593 mi em agosto

Os produtos básicos impulsionaram as vendas e a balança comercial brasileira registrou superávit (e...

Veja mais
Shoppings comemoram aumento nas vendas

Campanhas atraíram clientela.Mesmo com o comércio menos aquecido do que no ano passado, os shopping center...

Veja mais
Vendas no Dia dos Pais superam metas

Apesar do pessimismo dos lojistas com relação às vendas para o Dia dos Pais, as compras de ú...

Veja mais
Valor da produção agrícola será de R$ 275,9 bi, estima o governo

O Valor Bruto da Produção (VBP) das 20 principais culturas agrícolas do país deverá s...

Veja mais
Inflação da baixa renda recua 0,29% em julho, segundo a FGV

A inflação percebida pelas famílias de baixa renda registrou queda de 0,29% no mês de julho a...

Veja mais
Índice de preços em São Paulo fica estável no início de agosto

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação da cidade de São Paulo, r...

Veja mais
Indústria e comércio têm conflito por ICMS

Cobrança de alíquota maior para produtos comprados em outros Estados está no centro do debateDois i...

Veja mais