As vendas do comércio no fim de semana dos Dias dos Pais (9 a 11 de agosto) tiveram um aumento de 3,4% na comparação com a data comemorativa no ano passado (10 a 12 de agosto), segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. A variação foi a mais baixa dos últimos três anos, segundo a entidade. O mesmo ocorreu com as vendas na semana completa que antecedeu o Dia dos Pais (5 a 11 de agosto): alta de 3,3% em relação ao ano passado, também a menor variação em três anos.
Para os economistas da Serasa Experian, o consumidor está mais cauteloso diante da perda do poder aquisitivo, da inflação e do aumento dos juros, fatos que o levam a dar prioridade para o pagamento das dívidas e das renegociações assumidas.
Outra pesquisa, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com base nos dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), também apontou uma taxa decrescente no aumento das vendas no Dia dos Pais e o desempenho menos vigoroso desde 2010: as vendas a prazo subiram 3,78%, ante 4,75% em 2012, 6,86% em 2011 e 10% em 2010.
Veículo: Valor Econõmico