Frustração com Dia dos Pais

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Na avaliação de empresários de Belo Horizonte, o maior endividamento dos consumidores prejudicou o desempenho das vendas para o Dia dos Pais. Apesar das expectativas de que os negócios do comércio varejista para a data deste ano superariam os volumes registrados no ano passado, pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas) revelou que 37,3% dos lojistas da Capital obtiveram resultados semelhantes à data de 2012.

Para 31,4% dos entrevistados, as vendas em 2013 foram melhores, mesmo percentual dos que tiveram resultado pior do que o do exercício passado. O levantamento apontou que, para 31,6% dos empresários consultados, os níveis de comercialização foram
prejudicadospelo comprometimento da renda, seguido daqueles que acreditam que a data não tem um apelo tão forte quanto o Dia das Mães ou o Natal, representando 21,1% das respostas.

Por outro lado, dos empresários que realizaram vendas melhores do que no Dia dos Pais do ano passado, 89,6% estimaram um aumento de até 20% nas vendas, sendo que a metade destes registrou um aumento de 10% a 20%. Já entre os empresários que tiveram vendas inferiores ao do ano passado, 52,5% tiveram uma queda de 20% a 50% na comercialização.

Entre os itens mais procurados nesta data, apareceram as roupas, para 37,4% dos empresários. Depois vieram calçados, com 23% das respostas; eletrônicos, para 10,9%. Além destes, 8% dos lojistas afirmaram que os mais procurados foram os artigos esportivos.


Liquidações - Para a Fecomércio Minas, favoreceu o Dia dos Pais o fato de a comemoração ter ocorrido no segundo domingo de agosto, coincidindo com as liquidações de artigos de inverno. Conforme a entidade, isso pode ter gerado um ambiente de oportunidades de compras a preços mais acessíveis.

Além disso, foi citada a conjuntura econômica favorável para o consumo decorrente do baixo desemprego, aumento da formalização e renda do trabalho, acesso facilitado ao crédito, conjuntamente, sustentam a confiança das pessoas no futuro da economia, o que também poderia dar ânimo adicional à comemoração da data.

A pesquisa ouviu lojistas com pontos de venda no Barreiro, Centro, Sul, Leste, Nordeste, Noroeste, Oeste, Pampulha e Venda Nova. Entre os últimos dias 12 e 16 foram entrevistados 176 empresários.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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