Fabricante de produtos de higiene, beleza e medicamentos, a Hypermarcas registrou lucro líquido de R$ 80,2 milhões no terceiro trimestre, alta de 17,3% em relação a um ano antes. A receita líquida da companhia, na mesma comparação, avançou 12%, para R$ 1,1 bilhão.
A divisão farma (medicamentos) impulsionou o crescimento das vendas, com alta de 15,6% no trimestre. A categoria de consumo (produtos de higiene e beleza), por sua vez, apresentou expansão inferior, de 7,9%, no período.
Em seu relatório de desempenho publicado na noite de sexta-feira, a Hypermacas disse que a performance de vendas no trimestre foi consequência de melhorias na execução comercial, aumento seletivo dos investimentos de marketing e aceleração do seu programa de inovação.
A companhia destacou o relançamento das marcas Monange, Finn, Jontex, York, Risqué Metals - todas da divisão de consumo - e o lançamento do Rinosoro Jet, na área de farma.
Antes dos juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda), a Hypermarcas registrou ganho de R$ 248,2 milhões no terceiro trimestre, alta de 9,5% na comparação anual. Excluindo as operações descontinuadas (venda da divisão de limpeza e medicamentos), o Ebitda da companhia cresceu 21,5%.Os gastos da Hypermarcas com marketing subiram 20,8%, para R$ 216 milhões no trimestre, passando a representar 19,5% da receita líquida da companhia.
Mais uma vez, o resultado final da companhia foi prejudicado pelo aumento da despesa financeira líquida, que mais do que dobrou em relação ao ano passado devido à maior contribuição negativa da variação cambial.A Hypermarcas informou que tomou medidas para reduzir a volatilidade do câmbio sobre seus resultados e melhorar o perfil do seu endividamento. Entre as iniciativas, a empresa decidiu aumentar sua proteção cambial e reduzir a exposição do valor principal do 'bond' (título de dívida emitido no exterior), com vencimento em 2021. O valor do principal é de US$ 750 milhões e é a única exposição financeira da Hypermarcas ao dólar.
Em paralelo, a Hypermarcas anunciou um programa de recompra desse "bond" no valor de até US$ 300 milhões. Foram emitidos R$ 400 milhões em debêntures no mercado doméstico para fazer frente a essa recompra e contratados recursos adicionais equivalentes à R$ 265 milhões. Ao fim do trimestre, o endividamento líquido da Hypermarcas somava R$ 2,79 bilhões.
Veículo: Valor Econômico