A edição brasileira do Black Friday, que ocorrerá nesta sexta-feira, tem a perspectiva de movimentar R$ 390 milhões no varejo digital. O valor representa um incremento de 60% na comparação com a mesma data do ano anterior, quando as lojas virtuais circularam R$ 243,8 milhões, segundo dados da E-bit.
Na edição deste ano, a previsão é de que um milhão de pedidos sejam feitos via internet, com o tíquete médio das compras em torno de R$ 390. As categorias de maior valor agregado como "informática", "eletrônicos" e "eletrodomésticos" devem ser as mais vendidas, em virtude dos descontos que podem chegar a até 70%. Artigos de "moda e acessórios" e "telefonia celular" também deverão entrar na lista dos cinco produtos mais procurados na data.
Ao todo, cerca de 120 lojas virtuais participarão do dia de descontos e um site oficial (www.blackfriday.com.br) agregará cerca de 6 mil produtos e serviços com descontos.
De acordo com o diretor-geral da E-bit, Pedro Guasti, o momento é propício para os consumidores fecharem bons negócios. Afinal, o setor vem se preparando para esse dia, reforçando suas operações e negociando boas condições com os fabricantes, mas é necessário atenção. "O e-consumidor já está mais amadurecido em relação à Black Friday, mas vale ressaltar que, em qualquer ocasião, é preciso sempre ter cautela ao realizar uma compra on-line. Verificar se a loja é idônea e estar ciente das condições de compra e entrega. Dessa forma, o consumidor vai poder aproveitar as ofertas, com tranquilidade e segurança", conclui ele, em nota.
A perspectiva do Busca Desconto, empresa organizadora do evento - é que as vendas na data movimentem R$ 340 milhões, o que representa um crescimento de mais de 50% em relação ao Black Friday de 2012, quando foram vendidos R$ 217 milhões, segundo a ClearSale - empresa especializada em soluções para autenticação de vendas no e-commerce. A previsão do portal é que mais de 850 mil pedidos de compra devam ser realizados no dia 29 de novembro. "Realizamos parcerias com renomadas empresas do comércio eletrônico para promover um melhor Black Friday, com verdadeiros descontos para o consumidor. A ação deve quebrar o recorde de vendas on-line em um único dia no Brasil.", crê Pedro Eugenio, CEO do Busca Descontos.
Veículo: DCI