Intenção de consumo cresce em novembro

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Favorecida pela perda de força da inflação até outubro e pela manutenção de ganhos salariais reais no período, a Intenção de Consumo das Famílias mostrou avanço de 1,7% em novembro, após subir 0,1% no mês passado, na comparação com o mês anterior. O dado foi divulgado ontem pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em relação a novembro do ano passado, porém, a intenção caiu 3,9%.

Com o segundo resultado positivo consecutivo no índice, a confederação decidiu manter em 4,5% sua projeção de aumento nas vendas do comércio varejista em 2013. Em 2012, o faturamento do comércio avançou 8,4%.

Em relação a outubro deste ano, seis dos sete tópicos usados para cálculo do indicador mostraram saldo positivo. É o caso de emprego atual (2,1%); perspectiva profissional (1%); renda atual (1%); compra a prazo (2,2%); nível de consumo atual (2,4%); e perspectiva de consumo (3%). O único a mostrar recuo, nessa comparação, foi a compra de duráveis (-0,2%)

As famílias de maior renda impulsionaram o resultado favorável, na comparação com outubro. Entre as famílias com renda acima de dez salários mínimos, a intenção de consumo subiu acima da média, com avanço de 2,3% em novembro ante outubro. Já nas famílias com renda abaixo dessa faixa, a intenção de consumo subiu abaixo da média, com elevação de 1,5%, na mesma comparação.

De acordo com a CNC, a queda na intenção de consumo em relação a novembro do ano passado deve-se à dificuldade de crédito, dólar mais elevado e menor crescimento da massa real de salários. Segundo a entidade, no entanto, o recuo no indicador de novembro foi menos intenso do que o de outubro (-6,3%) ante igual mês de 2012.



Veículo: Valor Econômico


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