Varejos apostam milhões em ações de Natal

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Juntos, cinco dos principais centros comerciais de Porto Alegre investiram R$ 9,2 milhões e esperam alta das vendas acima de 10%


Não é de hoje que o comércio pega carona na magia do Natal e investe em decorações elaboradas para atrair clientes e, consequentemente, estimular as compras. Neste ano, os investimentos dos principais shopping centers da Capital para a data chegaram a R$ 9,2 milhões e incluem desde os enfeites mais tradicionais até grandes campanhas promocionais, passando por espetáculos temáticos.

Com a consolidação dos centros comerciais como espaços de lazer e entretenimento, não mais apenas de compras, e o crescimento das chamadas vendas por impulso, as decorações e vitrines bem montadas se tornam armas poderosas na sedução dos clientes.

Especialista em visual merchandising, responsável pela organização das vitrines de grandes marcas, Caique Foltran explica que “cada vez é mais fácil comprar sem sair de casa, pela internet, o que leva os shoppings a terem de transformar a ida até o espaço físico em uma experiência especial”. Porém, ele explica que as lojas também devem desempenhar seu papel. “Mais do que expor os produtos, a decoração das lojas pode demonstrar o valor agregado aos produtos e ao conceito da marca”, defende Foltran, lembrando que a criatividade é um fator que diferencia as varejistas no Natal.

O Shopping Iguatemi, na zona Norte da cidade, é responsável por R$ 3 milhões do total investido pelos shoppings da Capital, o valor mais alto entre as cinco empresas consultadas. Tentando aliar tradição e tecnologia, a decoração tem como ponto central o Carrossel Mágico, que, assim como outros personagens da decoração, busca promover a interatividade do visitante. Outra grande aposta para aumentar o fluxo de pessoas é a realização do Show de Natal, espetáculo gratuito que desde o seu lançamento recebe mais de mil pessoas semanalmente.

“O shopping já não é só um centro de compras, mas uma oportunidade de a família realizar um programa de entretenimento. Por isso, investimos na interatividade e em um espetáculo que encanta todas as idades”, explica a gerente de marketing do Iguatemi, Cintia Marques.

O empreendimento com maior expectativa de aumento nas vendas é o Praia de Belas, graças à expansão da área e às novas lojas no terceiro andar. Segundo a gerente de marketing do shopping, Janine Oliveira, duas das grandes apostas do empreendimento, que abre hoje já com os novos lojistas, são a Árvore dos Sonhos – que começa amanhã - e as oficinas temáticas de Natal, instaladas na Praça da Magia. O projeto Árvore dos Sonhos é realizado há seis anos e mobiliza cada vez mais clientes em benefício de entidades assistenciais da cidade.

Empreendimentos definem estratégias conforme o público-alvo

Voltados para dois nichos diferentes, Shopping Total e Moinhos Shopping se preocupam em realizar ações promocionais de acordo com o público-alvo. Voltado para as classes A e B, responsáveis por 85% do total de vendas do empreendimento, o Moinhos Shopping prefere manter um estilo de decoração tradicional. Já o Shopping Total, focado na classe C, investe em um grande espetáculo com artistas populares no Estado, além de quadros táteis e áudio books.

O espetáculo da chegada do Papai Noel é o grande chamariz do Shopping Total neste ano. Utilizando o amplo espaço externo, onde antes funcionava uma cervejaria, o bom velhinho chegará de helicóptero à festa realizada no dia 29 deste mês. Com o objetivo de valorizar a cultura gaúcha, o espetáculo contará a história do Natal através da ótica porto-alegrense.

Voltados para a acessibilidade, os quadros táteis e áudio books contam a história do Natal aos deficientes visuais que visitam o local. “As palavras de ordem da decoração foram acessibilidade e sustentabilidade”, enfatiza a gerente de marketing Carolina Toledo. O Moinhos Shopping manteve o foco em uma decoração clássica, com atenção maior aos detalhes e em tecnologia. “Em função de estar situado em uma área nobre da cidade, no bairro Moinhos de Vento, o shopping investe em requinte e glamour. Temos que ter ações diferentes dos populares”, explica o gerente de marketing Leonardo Moretti.

Interessados em aumentar os gastos médios dos consumidores, os shopping centers da Capital apostam, além da decoração, nas promoções. A oferta de automóveis nas compras acima de R$ 400,00 ou R$ 500,00 levam o consumidor a investir um pouco mais para entrar no páreo da disputa e quem sabe sair do local levando não apenas presentes para terceiros. Conforme Moretti, “a promoção faz com que aqueles que tinham gasto R$ 450,00 comprem um pouco mais para concorrer a um belo presente”. O prêmio máximo dado aos participantes da promoção é um automóvel Mini Paceman a cada R$ 500,00 em compras.

O grande trunfo do BarraShoppingSul não é apenas a decoração com o tema da tradicional Casa do Papai Noel, mas o sorteio para concorrer a três carros BMW 320i e 50 kits com bicicleta e skate elétricos a cada R$ 400,00 em compras. A campanha promocional acontece até 29 de dezembro e deve contribuir para aumentar em 15% as vendas de Natal. O Praia de Belas investiu um total de R$ 2 milhões em enfeites natalinos e no sorteio de três carros Volvo V40, além da promoção Compre e Ganhe, que brinda os participantes com um panetone. Para participar, os clientes devem trocar as notas fiscais de compras (a partir de R$ 400,00) por um cupom para concorrer aos três automóveis. A apuração dos vencedores será realizada no dia 2 de janeiro de 2014, às 15h.



Veículo: Jornal do Comércio - RS


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