Vendas do segmento supermercadista estão em alta em Minas

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Setor teve expansão de 4,5% no faturamento deste ano


Em outubro, o setor supermercadista mineiro confirmou o seu bom momento, com um crescimento real de 6,04% em relação ao mesmo mês do ano passado, e de 4,44% no acumulado do ano. Esse resultado, na avaliação do superintendente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Adilson Rodrigues, reflete as projeções mais recentes, de incremento de 4,5% este ano em relação a 2012.

Neste ano o setor deve faturar R$ 14,4 bilhões no Estado, considerando somente as empresas nacionais com o mínimo de cinco check outs (caixas). Quando consideradas também as que têm até dois check outs e as regionais das multinacionais, esse montante sobe para R$ 25,7 bilhões.

"A partir de agora temos os dados das regionais das multinacionais, o que dá melhor medida do faturamento no Estado", pontua Rodrigues, lembrando que as pequenas lojas, de até dois caixas, também têm apresentado bons resultados e passam a ser incluídas na conta.

Entre os motivos para os bons resultados e projeções para o setor, no país e em Minas, o dirigente aponta o nível de emprego e renda da população. Além disso, sustenta Rodrigues, os preços nos supermercados aumentam menos do que a renda do trabalhador e alguns segmentos da economia.

Segundo ele, de outubro de 1994, ano de implantação do Plano Real, até outubro deste ano, os produtos da cesta básica aumentaram 349,9% enquanto o salário mínimo subiu 946,5%.

No mesmo período, as frutas aumentaram 17,35% e os óleos e gorduras, 227,6%. O gás de cozinha subiu 904,5%, o transporte teve acréscimo de 660,8% e aluguéis e taxas, 804%.

Na avaliação de Rodrigues, é nessa margem entre o aumento da renda e menor índice inflacionário que o setor tem conseguido sucessivos aumentos. Considerando apenas os estabelecimentos acima de cinco caixas, sem as multinacionais, são 6.881 negócios no Estado, com geração de 156 mil empregos. "Oito mil a mais do que no ano passado".


Regiões - Em relação ao mês de setembro, os supermercados de Minas também apresentaram aumento de faturamento, alcançando 4,3% em todo o Estado. Por região, a que mais se destacou foi a Central (4,74%); seguida pela Zona da Mata (4,72%), pelo Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba (4,56%); pelo conjunto Norte/Noroeste (4,55%) e Rio Doce (4,27%). Em menor ritmo também apresentaram incremento as regiões Centro-Oeste (3,27%); e Sul (2,74%).

Esse crescimento generalizado, alcançando inclusive regiões menos abastadas do Estado, é justificado. "O setor tem se profissionalizado", ressalta, lembrando que até pouco tempo os empreendedores arriscavam novos negócios apenas em áreas com uma população superior a 400 mil habitantes.

Hoje, os supermercadistas investem em municípios de cerca de 30 mil habitantes, alcançando áreas que ainda não eram atendidas pelo segmento em Minas Gerais. Para o Natal, a expectativa é de aumento médio de 8% em relação a 2012; e de 20% em dezembro, na comparação com novembro.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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