Pouco após superar a meta anual de faturar US$ 6 bilhões com a exportação de carne bovina, o Brasil já definiu um novo desafio para 2014: alcançar a marca de US$ 8 bilhões de receita. Para atingir este resultado, a Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne (Abiec) aposta na manutenção de seu status sanitário, assim como da parceria com mercados como Hong Kong e Venezuela, que registraram um crescimento de 70% e 86% entre janeiro e novembro. Estes mercados, ao lado de Rússia e União Europeia, estão no topo do ranking de importadores da carne brasileira.
O Brasil também prevê a abertura de novos mercados ainda no primeiro semestre de 2014. "Teremos uma agenda bastante cheia nos próximos meses, recebendo missões da China e Arábia Saudita. Também temos indicativos de que as negociações com o mercado americano deverá avançar, o que nos permite contar com a abertura de ao menos um grande mercado na primeira metade do ano", explica Antônio Jorge Camardelli, presidente da Abiec.
Veículo: DCI