Varejo teve alta de 2,74% em novembro

Leia em 1min 30s

As vendas do comércio de Ribeirão Preto mantiveram a tendência de alta apresentada no segundo semestre e registraram crescimento de 2,74% em novembro, na comparação com o mesmo período do ano passado. É o que aponta a pesquisa Movimento do Comércio, realizada mensalmente pelo Sincovarp - Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto.

Entre as empresas entrevistadas, 65,9% declararam que venderam mais em novembro de 2013, enquanto 31,8% declararam o contrário, e para 2,3% as vendas foram equivalentes.

O setor que teve maior crescimento de vendas em novembro foi o de Eletrodomésticos (+10,81%), representando também itens muito procurados neste final de ano, como celulares, tablets, computadores pessoais e televisores. Na sequência vem Vestuário (+6,41%), Livraria/Papelaria (+4,75%), Tecidos/Enxoval (+3,63%), Cine/Foto (+3,35%) e Ótica (+1,55%). Os piores desempenhos foram nos setores de Móveis (-3,60%), Presentes (-3,26%) e Calçados (-1,63%).

O volume de postos de trabalho no comércio de Ribeirão Preto aumentou 3,32% no último mês de novembro. Quem mais contratou: Tecidos/Enxoval (+8,99%), seguido por Eletrodomésticos (+6,15%), Vestuário (+5,88%), Livraria/Papelaria (+5,00%), Presentes (+1,92%) e Calçados (+1,47%). A surpresa ficou por conta do setor de Ótica, que apresentou uma redução média de -4,76% no quadro de colaboradores.

Segundo Marcelo Bosi Rodrigues, economista do Sincovarp e responsável pela pesquisa, apesar de os indicadores econômicos nacionais apontarem para um tímido crescimento das vendas no comércio do país, em Ribeirão, os resultados apontam para uma perspectiva mais positiva. "Parece que o consumidor não está preocupado com notícias negativas. Com a abertura de um novo shopping, de novas lojas no shopping tradicional e de uma megaloja na cidade, as vendas seguem aquecidas", analisa.

Ainda segundo o economista, o acirramento da concorrência deve gerar uma pressão maior sobre os lojistas mais antigos. "Eles terão de encontrar maneiras de se destacar em meio a uma concorrência mais intensa. Não há como negar, esse Natal deve fechar com índices positivos", conclui.



Veículo: DCI


Veja também

Gasto médio do brasileiro neste Natal deve ser 10% maior que o do ano passado

Segundo cálculos da Fecomércio-RJ, nos shoppings, valor médio supera R$ 1.000 O gasto médio...

Veja mais
Preços em 2013 devem ficar no mesmo patamar de 2012

A inflação acumulada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar e...

Veja mais
Conceito reformulado fomenta alta de vendas

A cada sete ou oito anos costuma chegar o momento de se analisar a readaptação de um negócio, em vi...

Veja mais
Vendas de Natal terão alta de 9%

Compras de última hora deverão render em torno R$ 106 milhões aos lojistas da CapitalAs compras de ...

Veja mais
Preços aumentam na 2ª quadrissemana do mês

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo subiu 0,50% na segunda quadrissemana de dezembr...

Veja mais
Vendas do varejo devem crescer 4,7% em 2014, diz IDV

O Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) estima um crescimento de 4,7% das vendas do varejo brasileiro em 2014, ...

Veja mais
Crescimento inferior ao do varejo desde maio

À sombra da brevíssima série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instit...

Veja mais
Vendas de Natal serão menores em 2012

A expectativa inicial do comércio catarinense para as vendas de Natal deste ano era modesta: crescimento de 2,8% ...

Veja mais
Ceia está 8,1% mais cara

Inflação dos produtos natalinos subiu mais do que a média registrada pelo índice da FGV/Ibre...

Veja mais