Uma das melhores datas sazonais no varejo, o Dia das Mães poderá movimentar cerca de R$ 1,6 bilhão no comércio eletrônico (e-commerce). Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (AbComm), o montante é 25% maior que o arrecadado em 2013. As categorias de maior destaque são: eletrodomésticos, moda e acessórios, cosméticos, perfumaria, cuidados pessoais e saúde, eletrônicos e informática, segundo a entidade.
"O e-commerce vem crescendo muito. Em geral, sempre vinculado ao aumento da confiança dos e-consumidores. Para este período não deve ser diferente", afirmou, em nota, o presidente da ABComm, Maurício Salvador.
Levantamento realizado pelo Zoom - comparador de preços - apontou as marcas que podem vir a ser as mais analisadas nesse período. Entre elas, destaque para a estrangeira Lacoste, que custa em média R$ 160, ou uma calça jeans da Levi's, que sai por aproximadamente R$ 199 - peças essas que estão entre as mais populares da categoria de moda. A estimativa é que o tíquete médio das compras não passe os R$ 200.
"Muitas vezes temos ideia do quanto queremos gastar, mas não temos noção da quantidade de coisas que estão disponíveis dentro do valor que estimamos. É nessa hora que percebemos o quanto a internet é democrática e como ela pode auxiliar nas buscas. Principalmente entre os mais indecisos, que precisam ver vídeos, como no caso dos eletrônicos, ou conferir as medidas, para as roupas", argumentou o diretor do Zoom, Miguel Silva.
Loja física
O Dia das Mães deste ano deve levar 61,6% dos paulistanos às lojas para o ato da compra de presentes, número este um pouco menor que o de 2013, quando 63,6% dos consumidores paulistanos afirmaram ter interesse em presentear as mães. As informações são da pesquisa anual da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Para a segunda data mais importante do varejo - atrás apenas do Natal -, os consumidores estão dispostos a gastar R$ 65 em presentes. O valor é apenas R$ 2 acima dos R$ 63 informados no ano passado. Ainda houve um leve aumento na proporção de pessoas que devem desembolsar mais de R$ 70, passando de 79,2%, em 2013, para 82,3%.
O pagamento à vista - em dinheiro, cheque ou cartão de débito - é a modalidade preferida pelos paulistanos para o Dia das Mães, com 72% do total. O cartão de crédito será o segundo mais utilizado com participação de 21,2% e lidera entre os que vão optar pelo parcelamento, bastante à frente de carnês e boletos, de apenas 2,3%.
Com 32% das menções, itens de artigos de vestuário estão no topo da lista de interesse de compras, como informado pelos consumidores da cidade de São Paulo para o domingo, dia 11. A segunda colocação ficou com a categoria perfumes e cosméticos, com 12,4% de intenção. A terceira, com eletrodomésticos, 10,7%. Na sequência aparecem telefones celulares (5,5%), aparelho de TV e som (2,7%), flores (2,5%) e tratamento estético (1,6%).
Veículo: DCI