São Paulo lidera alta do consumo no primeiro trimestre, diz Kantar

Leia em 1min 30s

Flávia Milhassi

SÃO PAULO

O comércio da Grande São Paulo, mesmo frente a uma economia desacelerada, obteve um bom resultado de venda no primeiro trimestre, com aumento de 15% na comparação com igual período do ano passado, segundo apurou o estudo Consumer Insight, daKantar Worldpanel.

A pesquisa constatou também incremento de 12% em itens adquiridos pelos consumidores paulistas a cada ida a um ponto de venda nesses primeiros três meses do ano. As classes D e E foram as que menos consumiram em volume no período, porém, foram as responsáveis pelo incremento de 18% na quantidade de produtos comprados a cada ida ao ponto de venda. "Essa menor frequência nos supermercados faz com que esses consumidores evitem gastos desnecessários", afirmou a executiva de marketing da Kantar, Carolina Andrade. Outro ponto ressaltado pela Consumer Insight foi que os consumidores aumentaram em 38% seu volume de compra no atacado, uma vez que é neste ponto de venda que ele encontra produtos com preços menores e em maiores quantidades.

Carolina fez questão de ressaltar o salto em vendas que o segmento de bebidas teve de janeiro a abril. "A cesta de bebidas cresceu 38% e isso é efeito do verão intenso que tivemos esse ano. Sucos, refrigerantes, cervejas e água de coco foram os que mais venderam nesse período", disse ela.

Questionada sobre se o resultado do semestre continuaria positivo ao segmento de bebidas, Carolina afirmou que sim, uma vez que o consumo de bebidas e alimentos é impulsionado em dias de jogos do Brasil. "O brasileiro consome muita cerveja e come muito churrasco em dias de jogos, então não será surpresa o setor de bebidas apresentar nova alta nas vendas no acumulado dos seis primeiros meses de 2014."



Veículo: DCI


Veja também

Sete em cada dez brasileiros assumem gastos extras em função da Copa, revela SPC Brasil

58% dos entrevistados não se planejam para os pequenos gastos do período. Aumento dos preços em bar...

Veja mais
Comércio estima crescimento de 10% nas vendas

Dia dos Pais é considerada a quarta data mais rentável ao comércioBarra MansaAs vendas do Dia dos P...

Veja mais
Maioria gasta a mais com a Copa

Pesquisa do SPC foi feita em cidades-sedeCLAUDIA ROLLI DE SÃO PAULOMais da metade dos brasileiros não se p...

Veja mais
Fecomércio defende menor carga tributária com crescimento do PIB

Nova diretoria pretende continuar busca do fortalecimento da base de representaçãoEleita para o quadri&eci...

Veja mais
Vendas do varejo de SP recuam 12,9% em junho, diz ACSP

As vendas no varejo da capital paulista caíram 12,9% em junho na comparação com maio e 0,75% em rel...

Veja mais
Deflação de alimentos no atacado deve ajudar IPCA

A forte desaceleração dos preços agrícolas no atacado, especialmente dos itens in natura, es...

Veja mais
Alimentação puxa para baixo IPC em junho, diz FGV

A principal contribuição para a desaceleração registrada no Índice de Preços a...

Veja mais
E-commerce pode crescer 30% no ano

Quando alguém clica em um produto ofertado em uma loja virtual e o visualiza imediatamente em quatro ou mais &aci...

Veja mais
Vendas crescem 37% no São João do Pelô

O setor de bares e restaurantes foi o maior beneficiado com a festa junina no PelourinhoO São João do Pelo...

Veja mais