Flávia Milhassi
SÃO PAULO
O comércio da Grande São Paulo, mesmo frente a uma economia desacelerada, obteve um bom resultado de venda no primeiro trimestre, com aumento de 15% na comparação com igual período do ano passado, segundo apurou o estudo Consumer Insight, daKantar Worldpanel.
A pesquisa constatou também incremento de 12% em itens adquiridos pelos consumidores paulistas a cada ida a um ponto de venda nesses primeiros três meses do ano. As classes D e E foram as que menos consumiram em volume no período, porém, foram as responsáveis pelo incremento de 18% na quantidade de produtos comprados a cada ida ao ponto de venda. "Essa menor frequência nos supermercados faz com que esses consumidores evitem gastos desnecessários", afirmou a executiva de marketing da Kantar, Carolina Andrade. Outro ponto ressaltado pela Consumer Insight foi que os consumidores aumentaram em 38% seu volume de compra no atacado, uma vez que é neste ponto de venda que ele encontra produtos com preços menores e em maiores quantidades.
Carolina fez questão de ressaltar o salto em vendas que o segmento de bebidas teve de janeiro a abril. "A cesta de bebidas cresceu 38% e isso é efeito do verão intenso que tivemos esse ano. Sucos, refrigerantes, cervejas e água de coco foram os que mais venderam nesse período", disse ela.
Questionada sobre se o resultado do semestre continuaria positivo ao segmento de bebidas, Carolina afirmou que sim, uma vez que o consumo de bebidas e alimentos é impulsionado em dias de jogos do Brasil. "O brasileiro consome muita cerveja e come muito churrasco em dias de jogos, então não será surpresa o setor de bebidas apresentar nova alta nas vendas no acumulado dos seis primeiros meses de 2014."
Veículo: DCI