Confiança do consumidor volta depois de queda

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Influenciados pela queda dos índices de inflação e medidas pontuais do governo federal para estimular a economia, os consumidores da região metropolitana de São Paulo estão mais confiantes no País, aponta pesquisa da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio). O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) apresentou alta de 6,8% em fevereiro, em relação a janeiro e atingiu 132,9 pontos. É a primeira variação positiva depois de quatro meses de queda.

 

"A pesquisa nos mostra que, agora, os consumidores estão percebendo que a crise não está atingindo o Brasil com a mesma intensidade que afeta outros países. Os brasileiros estão confiantes na capacidade do País de superar esta crise", avalia Abram Szajman, presidente da Fecomércio.

 

Para ele, fatos como o aumento da renda em 2008 e o reajuste recente do salário mínimo, além do nível de emprego, que no último trimestre de 2008, também estão contribuindo para a percepção positiva do consumidor. Na comparação com janeiro de 2008, houve queda do índice, de 9,8% (147,3 pontos). O ICC varia de zero a 200 pontos, indicando pessimismo abaixo de 100 pontos e otimismo acima desse patamar.

 

Veículo: DCI


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