Black Friday pode ter antecipado compras do Natal, avalia IBGE

Leia em 1min 10s

A realização da Black Friday em novembro pode ter resultado em uma antecipação de compras dos consumidores para o Natal, o que teria prejudicado o resultado do varejo no último mês de 2014. A avaliação é de Juliana Vasconcellos, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

 



"Algumas atividades que não apresentavam crescimento no ano até novembro, no mês apresentaram crescimento muito acima da média dos outros meses de novembro. Por ter tido um movimento de promoção muito grande em novembro, a gente acredita que isso tenha afetado essas compras junto com a antecipação do décimo terceiro das famílias, com reflexo em dezembro", contou Juliana.

Segundo o instituto, a alta de 0,3% nas vendas do varejo em dezembro de 2014 ante dezembro de 2013 foi o pior resultado para o mês desde 2002. Em novembro, o volume vendido cresceu 1,4%.

A pesquisadora do IBGE aponta como beneficiado pelas liquidações da Black Friday o setor de móveis e eletrodomésticos, que teve expansão de 2,3% em novembro de 2014 ante novembro de 2013, seguido de queda de 3,6% em dezembro ante dezembro do ano anterior. Outro segmento foi o de tecidos, vestuário e calçados, com avanço de 1,8% em novembro, com recuo de 3,4% em dezembro. O segmento de equipamentos de escritório e informática também teve alta expressiva em novembro, de 5,6%, mas a taxa de dezembro cresceu ainda mais, 7,4%.





Veículo: Diário de Pernambuco


Veja também

Vendas fracas do varejo sinalizam quadro ruim para consumo, diz Tendências

O resultado fraco das vendas do varejo em 2014, divulgado nesta quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia...

Veja mais
Varejo vendeu 2,6% menos em dezembro de 2014, apurou o IBGE

As vendas do comércio varejista caíram 2,6% em dezembro ante novembro de 2014, na série com ajuste ...

Veja mais
Com alta dos juros e inflação, comércio encolhe e corta gastos

Especializada no comércio de roupas e acessórios femininos, a rede mineira K9 suspendeu investimento de qu...

Veja mais
Varejo registra em 2014 pior desempenho em 11 anos

Vendas subiram 2,2%, após avanço de 4,3% em 2013; crise, inflação, juros, dívidas e c...

Veja mais
Brasil eleva oferta de alimentos, mas concorrência sobe

A situação econômica do Brasil continua incerta, e os caminhos a serem trilhados voltam a ser tortuo...

Veja mais
No país, aumento das vendas foi de 2,2%

As vendas no varejo brasileiro fecharam 2014 com alta de 2,2%, informou ontem o IBGE. Apesar do número positivo, ...

Veja mais
Comércio tem ano de baixo crescimento

Pesquisa do IBGE mostra que o desempenho do comércio em Minas durante o ano passado foi o pior desde 2003 As ven...

Veja mais
Dados do varejo reforçam projeções de resultados fracos no mercado

O resultado fraco das vendas do varejo em 2014, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatíst...

Veja mais
Comércio de BH se prepara para 2015 ainda mais fraco que 2014

Vendas devem subir de 1% a 1,5%   Depois de registrar baixo crescimento no ano passado, o comércio da Capi...

Veja mais