Vendas reais do varejo caem 2,4%

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As vendas reais do comércio varejista brasileiro caíram 2,4% no mês de fevereiro sobre um ano antes, de acordo com o índice ICVA da empresa de meios de pagamento eletrônico Cielo, no primeiro resultado negativo da série histórica recente do indicador

 

 



Na comparação com janeiro (2,1%), a baixa foi de 4,5 pontos percentuais. No mesmo mês de 2014, houve crescimento por igual parâmetro de 11,4%. Em termos nominais, houve alta de 4,5%, contra 17,4% em fevereiro do ano passado. "É importante observar, entretanto, que o índice deflacionado só ficou abaixo de zero por conta do feriado de carnaval, que impactou negativamente o crescimento em 2,6 pontos percentuais", disse a Cielo. Em 2014, o feriado caiu em março. Sem o efeito, o índice teria registrado alta de 0,2%.

A maioria dos setores analisados na metodologia do ICVA cresceu abaixo do ritmo registrado em janeiro. Parte deles, inclusive, apresentou retração na receita de vendas, disse a Cielo. O varejo alimentício em geral, como padarias, lojas de cosméticos, veterinárias e drogarias tiveram, na média, crescimento acima de zero, mesmo com o efeito do carnaval, mas a um ritmo mais fraco que o dos meses anteriores.

Segmentos

Vestuário e eletroeletrônicos, que tinham mostrado recuperação em janeiro, voltaram a ter forte desaceleração. Para esses setores, o feriado de carnaval teve impacto negativo relevante, disse a Cielo.

Em relação à cesta de serviços, recreação e lazer está entre os poucos setores que aceleraram em fevereiro. Houve desaceleração nos segmentos de transportes, incluindo táxis, ônibus intermunicipais e, principalmente, nos resultados das companhias aéreas, completou a empresa. O índice da companhia é calculado a partir da base de 1,6 milhão de pontos de venda ativos credenciados à empresa em todo o Brasil. /Reuters



Veículo: DCI


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