Pesquisa feita pela agência de publicidade McCann Erickson com mil famílias em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Goiânia, mostrou que a grande classe média brasileira ainda está mais preocupada em gastar do que em poupar - apenas 38% da nossa Classe C costuma guardar dinheiro. Para esse enorme contingente, que já representa 54% da população brasileira, fazer planos para o futuro não é sinônimo de poupar. "Vivo com o que tenho e compro o que é possível", é o lema adotado por 59% dos entrevistados.
A Classe C foi às compras nos últimos anos para equipar suas casas com os mesmos itens de conforto das residências da elite brasileira. O aumento real dos ganhos, a facilidade do crédito e a estabilidade financeira ajudaram a viabilizar o projeto consumista dessa parcela da população.
Segundo Aloísio Pinto, vice-presidente da McCann (foto), na classe C os mais velhos tendem a poupar mais. "Ainda assim, 45% utilizam a poupança como se fosse uma conta corrente, muitas vezes sacando o valor total para os gastos mensais", explica. Vale lembrar que o percentual dos que não possui conta corrente ultrapassa a casa dos 30%.
Os resultados completos da pesquisa serão divulgados no próximo dia 11 de março, na sede da agência, em São Paulo
Veículo: Gazeta Mercantil